A Fundação Pró-Sangue precisa urgentemente de sangue. O aumento dos casos de dengue tem impactado negativamente no nível dos estoques. Primeiro porque há um aumento da necessidade de transfusão de sangue como parte do tratamento dos casos graves da doença. Segundo porque diminui o número de doadores aptos para doação, já que há um impedimento de 30 dias para aqueles que tiveram dengue.

Atualmente, o estoque opera com 40% da sua capacidade, o que não é suficiente para atender mais de 80 instituições de saúde da região metropolitana de São Paulo. No momento, os tipos A+, A-, B+, AB-, B- e O- estão em estado crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional. Já o sangue O- está em emergência, tendo condição de atender apenas 20% das solicitações dos hospitais.

Se esse cenário não for revertido, há risco de desabastecimento de sangue. Portanto, para que o sangue não falte, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que doe sangue em um dos seus 5 postos de coleta.

Há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da instituição, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

Venha doar sangue e faça a diferença na vida de quem precisa.
Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, de acordo com Fundação Pró-Sangue, “é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não se perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta”. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.