A Polícia Civil, por meio da 1° Delegacia de Polícia de Investigações contra o Meio Ambiente e Setor de Produtos Controlados (DIICMA), prendeu em flagrante, na quarta-feira (29), um homem de 62 anos acusado de maus-tratos a mais de 70 animais em uma clínica veterinária no bairro Penha de França, na zona leste de capital. No lugar foram encontrados aves, gatos e cachorros em estado degradante.
A ação foi realizada em parceria com a Divisão de Vigilância de Zoonoses, que já investigava a clínica pela suspeita de maus-tratos. Os policiais foram até o local acompanhados do dono do imóvel e encontraram alguns cães sujos e assustados dentro de uma das salas.
Em outro pavimento havia vários gatos em situação semelhante, todos com leucemia felina. Na clínica também haviam aves como papagaios, galinhas, pombas e patos. O homem contou aos policiais que não tinha autorização para manter nenhum desses animais.
Depois de vistoriar o local, a equipe encontrou um freezer com 7 carcaças de cães. No total, foram resgatados aproximadamente 50 gatos, 20 cachorros e 8 aves de espécies diversas.
A Zoonoses interditou o local. As aves foram apreendidas e levadas a um lugar apropriado e os demais animais ficaram aos cuidados de uma ONG, aguardando os próximos direcionamentos da vigilância.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado à 1ª Delegacia DIICMA, onde o caso foi registrado como crime ao meio ambiente por matar espécimes de fauna silvestre e praticar ato de abuso a animais.
Com informações e foto SSP