O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) lançou uma plataforma digital que permite ao consumidor localizar postos com bombas seguras e equipadas com tecnologia contra fraudes na medição do combustível. Com a ferramenta, o consumidor fica mais seguro na hora de abastecer.
Clique aqui para acessar a plataforma
Com a plataforma, o consumidor consegue se proteger de situações com bombas adulteradas, por exemplo, quando o veículo é abastecido com uma quantidade de combustível menor que aquela apresentada no visor.
Jornal g8 nas redes sociais: Clique Facebook, Instagram, X.com, TikTok, YouTube
“São as chamadas fraudes digitais, que colocam um chip dentro da bomba e, com isso, gera uma medição irreal. O consumidor pode colocar 40 litros no tanque e a bomba registrar 48 litros”, explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson.
Clique aqui para seguir o canal do Jornal g8 no WhatsApp
Como funciona a plataforma do Ipem-SP
A plataforma permite que o usuário selecione seu município e encontre os postos com bombas antifraude mais próximos. Elas seguem os requisitos do Regulamento Técnico Metrológico nº 227/2022, do Inmetro, que estabelece critérios para medição precisa e confiável de combustível. Dessa forma, o consumidor abastece com mais segurança, evitando fraudes na medição do combustível..
As bombas antifraude não são obrigatórias nos postos. Por isso, é importante saber
localizar as que existem. Além disso, os dados são atualizados continuamente, permitindo ao consumidor acessar informações sempre atualizadas sobre os postos certificados. “Acreditamos que, se o consumidor der preferência para essas bombas na hora de abastecer, o mercado vai trocar voluntariamente mais rápido”, ressalta Guerson.
A iniciativa do Ipem-SP visa estimular o uso dessas bombas, promovendo um mercado mais justo e seguro. Para acessar a plataforma, basta entrar no site do Ipem-SP e procurar pelos postos que dispõem da nova bomba antifraude na sua região. Essa identificação é de competência da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).