A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que a previsão do tempo para os próximos dias será típica de verão, com calor intenso e pancadas de chuva isoladas. As temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista.

    Entre os destaques, as temperaturas máximas poderão atingir até 38°C, especialmente nas regiões oeste e norte do Estado. A expectativa é de que, até quarta-feira (22), o sol predomine, com poucas nuvens pela manhã, resultando em uma elevação significativa das temperaturas. A partir de quarta-feira, haverá um aumento da nebulosidade e chuvas generalizadas, o que poderá aliviar o calor.

    Mesmo com o calor intenso, durante a semana são esperadas pancadas de chuva isoladas, que podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e, em casos isolados, granizo, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná. Essas condições podem resultar em temporais localizados, aumentando o risco de transtornos em áreas já encharcadas. A Defesa Civil recomenda atenção especial nas áreas mais vulneráveis, devido ao risco de acumulados moderados de chuva.

    SP Sempre Alerta
    A campanha SP Sempre Alerta amplia as ações de alerta da população sobre os riscos ligados às mudanças climáticas que acontecem ao longo do ano. As ações são classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.

    Uma das medidas é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A campanha também aperfeiçoa a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.