Os proprietários de veículos com placas final 7 e 8, além dos caminhões com placas terminadas em 3, 4 e 5, têm até o dia 31 de outubro para fazer o pagamento da taxa anual de licenciamento no estado de São Paulo.

De acordo com Detran-SP, é possível realizar todo o procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 160,22, independentemente do tipo de veículo.

“O motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran-SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. Para os proprietários de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório, iniciado em setembro, vai até dezembro”, lembra.

Quem não regularizar a documentação no prazo estabelecido – considerada infração gravíssima – pode ser punido com sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo ao pátio.

Como Licenciar
Para realizar o licenciamento do veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar previamente os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis.

Após a quitação dos débitos pendentes, o pagamento da taxa de licenciamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos do veículo, o serviço será processado de forma automática e o CRLV-e estará disponível em meio digital, no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito – CDT para pessoas físicas. O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download no portal do Detran-SP, Poupatempo ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso prefira portar o documento impresso, a impressão deverá ser realizada em folha A4 branca.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.