O escritório Ópera Quatro Arquitetura foi o vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a nova sede administrativa do Governo de São Paulo nos Campos Elíseos, na capital.
O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas. O projeto selecionado vai orientar uma das maiores intervenções urbanas já vistas no país desde a construção de Brasília ao implementar uma transformação da região central de São Paulo.
Em março deste ano, o Governo de São Paulo deu mais um passo no cronograma do projeto para transferir a sede administrativa para a região central da capital. No dia 27 de março, foi anunciado o Concurso Público Nacional de Arquitetura para selecionar o projeto arquitetônico que servirá de base para a construção do novo complexo, na região dos Campos Elíseos.
O lançamento do concurso ocorreu após o estudo técnico contratado junto à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontar a viabilidade da iniciativa. A partir do concurso, profissionais de arquitetura de todo o país tiveram acesso às bases do projeto para a elaboração de soluções que atendessem ao programa, com foco na revitalização da região e racionalização dos custos de operação.
O resultado do concurso também será utilizado na consolidação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. A partir disso, será possível prosseguir para a etapa de controle social – com realização de Audiência e Consulta Públicas.
Para a construção dos prédios que abrigarão o complexo, o governo editou um Decreto de Utilidade Pública relacionado à área necessária para a instalação do novo centro administrativo. Com validade de 5 anos, a medida é um requisito para que sejam feitas avaliações técnicas e financeiras sobre os imóveis situados na área em que o complexo será construído.
Os dados sobre os imóveis são necessários para calcular os investimentos envolvidos e os valores necessários para indenizar os proprietários dos imóveis que serão desapropriados.
Após a Consulta Pública, o projeto será estruturado para a realização do leilão da Parceria Público-Privada responsável pela construção da nova sede. O cronograma prevê que o edital e o leilão do PPP ocorram em 2025. O concessionário vencedor deverá contratar o projeto escolhido pelo concurso arquitetônico. A assinatura do contrato acontecerá no segundo semestre do ano que vem.
Veja abaixo as imagens do projeto vencedor: