A Prefeitura de Atibaia inaugurou na terça-feira (16) o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, um equipamento social que tem como objetivo proporcionar um espaço de convivência e apoio para pessoas com deficiência e idade entre 18 e 59 anos.

O espaço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atenderá cerca de 40 pessoas diariamente, oferecendo acolhimento e atendimento profissional.

Centro Dia PCD
O Centro Dia da Pessoa com Deficiência, o primeiro da região Bragantina, destina-se especialmente a indivíduos em situação de vulnerabilidade, isolamento ou risco social, os quais são referenciados pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Esses cidadãos têm a oportunidade de usufruir dos serviços oferecidos em meio período (manhã ou tarde) ou em período integral, conforme suas necessidades e disponibilidades.

“Nosso objetivo é garantir que essas pessoas façam parte ativa da sociedade e se sintam incluídas. Essa é nossa missão. Quando me candidatei, meu compromisso era cuidar das pessoas. Esse cuidado é algo que realmente me toca profundamente. Costumo dizer que olhar para esse segmento só com os olhos não é suficiente; é necessário olhar principalmente com o coração. É lá que reside a verdadeira essência do cuidado e da inclusão.”, salientou o prefeito Emil Ono.

“É fundamental que as pessoas tenham um lugar para passar o dia, especialmente aquelas que enfrentam o isolamento social. Aqui, elas podem estar presentes, seja de manhã, à tarde ou durante todo o dia, contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada a proporcionar uma vida plena para cada um. Esse é o objetivo principal: oferecer um espaço onde as pessoas possam realmente viver, e é isso que estamos realizando hoje. O prefeito sempre nos lembra da importância de trabalhar para as pessoas, colocando-se no lugar delas diariamente. É por essa mentalidade e compromisso que estamos aqui hoje, dando um passo significativo em direção a uma comunidade mais inclusiva e acolhedora para todos.”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile.

Transporte exclusivo
De acordo com a Prefeitura de Atibaia, também está disponibilizando um veículo exclusivo que ficará à disposição dos beneficiados. “O serviço de transporte visa garantir que os usuários tenham acesso facilitado ao Centro Dia PCD e possam retornar às suas residências com segurança e comodidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal em proporcionar uma experiência completa e acessível para todos”, informa.

Atendimento especializado
Ainda segundo a Prefeitura, uma das principais características do equipamento é a presença de uma equipe multidisciplinar qualificada, composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e cuidadores. Esses profissionais estão dedicados a oferecer um atendimento personalizado e abrangente, visando o bem-estar e a inclusão social dos usuários.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje e digo ao prefeito que essa ação é um exemplo para todos nós, todas as administrações federais, estaduais e municipais. Temos que celebrar um momento como esse, em que se comemora a inclusão e se preocupa com a dignidade de todos. Cerca de 9 mil pessoas tem alguma deficiência em Atibaia, e com as mães esse número quase chega a 15%. Isso demostra a importância de um equipamento como esse. Que todo o Estado de São Paulo continue cada vez mais justo e inclusivo, onde todas as pessoas, com e sem deficiência, tenham dignidade”, enfatizou o secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência está localizado na Estrada Arao Sahan, nº 1501, Bairro Belvedere. No entanto, o município já anunciou planos para a breve adequação de um local próprio no Centro da cidade, visando otimizar ainda mais o funcionamento e o acesso aos serviços oferecidos.

Compromisso com a inclusão
Por fim, a Prefeitura destaca que essa inauguração representa um importante passo na promoção da igualdade e inclusão social em Atibaia, “demonstrando o compromisso da Administração Municipal em oferecer espaços e serviços que atendam às necessidades específicas da comunidade, especialmente daqueles que enfrentam desafios diários devido à deficiência”, finaliza.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.