Mais de 38 bairros de Atibaia tiveram o abastecimento de água interrompido  às 15h desta segunda-feira, dia 18, para a manutenção emergencial do sistema de bombeamento da Estação de Tratamento de Água Central. Segundo a SAAE Atibaia, a interrupção emergencial é para que seja possível manter o nível do reservatório central e o sistema de abastecimento.

De acordo com a Autarquia, os bairros afetados são Alvinópolis, Centro, Atibaia Jardim, Bairro da Ponte, Belvedere, CTB, Estância Lynce, Guaxinduva, Jardim Brasil, Jardim Brogotá, Jardim Elisa, Jardim Floresta, Jardim Ipê, Jardim Kanimar, Jardim Morumbi, Jardim Nova Aclimação, Jardim dos Pinheiros, Jardim Roseli, Jardim Samambaia, Jardim Tapajós, Jardim Terceiro Centenário, Jardim Trevo, Loanda, Parque das Águas (Avenida Lucas N. Garcês), Parque dos Coqueiros, Parque das Nações, Porto Atibaia, Recreio Estoril, Vila Carvalho, Vila Gardênia, Vila Maria, Vila Mira, Vila dos Netos, Vila Salles, Vila Thaís, Vila Rica, Residencial Quadra dos Príncipe, Residencial Santa Mônica, Ressaca e imediações.

A SAAE Atibaia informa ainda que não há previsão do horário para a normalização do sistema de abastecimento. “Solicitamos aos bairros que não foram afetados, que adiem atividades que consumam muita água até a normalização do sistema”, informa.

Alvinópolis sem água
Os moradores do bairro Alvinópolis, em Atibaia, informaram à reportagem na manhã de hoje que estão sofrendo com a falta de água desde o final da tarde deste domingo, dia 17.

Alguns relatos enviados ao jornal, alertam que, apesar do desabastecimento de água na cidade, alguns munícipes continuam a lavar calçadas e carros. “Triste essa situação, enquanto falta água para a nossa necessidade diária, outras pessoas continuam a lavar calçadas e carros como se nada estivesse acontecendo. É preciso fiscalização!”, disse um morador do bairro Caetetuba.

Em nota à reportagem, a SAAE Atibaia esclareceu no início da tarde de hoje que todo o sistema de abastecimento sofreu com o alto consumo e foi publicado no site da SAAE Atibaia desde sexta-feira, dia 15. “A normalização do abastecimento está em curso, o que pode variar, dependendo do local, nas próximas horas”, finalizou.

Decreto de emergência hídrica
Devido a falta de chuvas e, consequentemente, de água para abastecimento na cidade dentro da normalidade, em setembro de 2021, a Prefeitura de Atibaia publicou um decreto em que declarava Estado de Emergência Hídrica no município por 90 dias, além de disponibilizar à população canais de denúncia para combater o desperdício de água.

De acordo com aquele decreto, a Administração Pública Direta e Indireta poderia, entre outras ações, impor medidas para racionar o uso e distribuição de água no município; além de determinar que os órgãos públicos, com poder de polícia, pudessem coibir e aplicar as sanções legais, quando ocorresse o uso dos recursos hídricos em desacordo com as normas de economia, observada a lei nº 4.340, de 2015, que determina a proibição do uso de água tratada com mangueira para irrigação de jardins e para limpeza e lavagem de calçadas e de veículos em Atibaia.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.