A rede municipal de ensino lançou nesta semana o documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”. O Governo Municipal estabeleceu a Educação Integral como um compromisso junto à população, visando o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Benefícios para a população
De acordo com a Prefeitura, o documento ( EDUCAÇÃO INTEGRAL ATIBAIA.pdf ) representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas. “Por meio dele, a Prefeitura pode nortear as ações diárias nas escolas e apresentar uma nova relação entre tempo/espaço educativo, convidando toda a comunidade a uma participação democrática e efetiva para o desenvolvimento sustentável do município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, ele busca qualificar o processo de ampliação da jornada escolar – prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação  –  promovendo aprendizagens que causem impacto na vida em sociedade”, disse.

Ensino integral em dobro
Ainda segundo a Prefeitura, até o ano de 2020, a rede municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral. Em 2024 esse número dobrou para 12 escolas.

“Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia”, afirma.

Novidades
As escolas Catarina Maria dos Reis, no bairro dos Pintos, e Paulo Freire, no bairro da Usina, serão mais duas unidades com ensino em tempo integral em Atibaia, informa a Prefeitura, beneficiando aproximadamente mais 465 alunos com oficinas e atividades de produção de texto, contação de histórias, atividades artísticas, recreativas, esportivas, de tecnologia e muito mais.

Investimentos
“Desde 2021, foram realizadas mais de 60 intervenções nas unidades escolares municipais em Atibaia, entre construção, reforma, manutenção e ampliação. Viabilizadas com recursos próprios da Prefeitura, as obras têm buscado revitalizar esses espaços e expandir o número de unidades com ensino em tempo integral na cidade”, finaliza a Prefeitura.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.