Os trabalhos de seis estudantes da rede municipal de Atibaia foram destaques na fase regional do Prêmio MPT na Escola – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Participaram do projeto 89 cidades sob jurisdição do 15° Tribunal Regional do Trabalho, sediado em Campinas (SP), e os alunos de Atibaia conquistaram segundo e terceiro lugares nas categorias Desenho e Música, respectivamente. A cerimônia de premiação do MPT 2023 – Etapa Regional aconteceu na segunda-feira (18), na sede do Ministério Público do Trabalho – PRT, em Campinas.

Foto: Divulgação

Nicolas Lima Defendi, aluno da E.M. Prof. Pedro de Alcântara dos Santos, no bairro Chácaras Brasil, conquistou o segundo lugar na categoria Desenho. Ana Júlia Gonçalves, Daniel Arthur Pinheiro, Luiz Antônio de Campos, Pedro Henrique Zeferino e Yasmin de Sousa Ramos, todos estudantes da E.M. Prof.ª Rita de Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, no bairro São Roque, ficaram na terceira colocação na categoria Música.

Antes da etapa regional ocorreram duas fases. A primeira foi nas escolas, com as unidades selecionando um trabalho por categoria: Desenho, Poesia, Conto e Música. A segunda fase elegeu um projeto de cada modalidade para representar a rede municipal de ensino na etapa regional. Neste ano, mais de 150 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município participaram do projeto.

O estudante Nicolas Defendi, aluno da E.M. Prof. Pedro de Alcântara dos Santos, descreveu o processo criativo do desenho elaborado por ele e premiado no concurso sobre trabalho infantil, além de sua emoção pelo resultado conquistado. “Eu pensei nele [personagem desenhado] com os olhos sem nada, com a alma vazia, totalmente triste, sem nada, e do lado de fora todos os materiais que ele usou para poder vender e fazer o trabalho dele. Depois eu coloquei um sol e uma lua tentando representar que ele trabalhava de dia e de noite”, explicou. “Eu fiquei muito feliz de ter recebido o prêmio. Agora eu sei que valeu a pena ter me dedicado naquele desenho, colocado tudo o que eu tinha imaginado naquilo”, celebrou.

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho. Ele tem como objetivo promover debates nas escolas de Ensino Fundamental, junto a alunos, professores e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.