A Prefeitura de Atibaia firmou um contrato junto ao Fonplata – Banco de Desenvolvimento na quinta-feira, dia 7, de cerca de 52 milhões de dólares, o que representa mais de R$ 250 milhões para Atibaia entre recursos provenientes do Fonplata e contrapartida do Executivo Municipal.

“A operação viabiliza investimentos que garantirão avanços significativos por toda Atibaia, como intervenções estruturais de grande porte, a exemplo de obras de drenagem, pavimentação e mobilidade urbana; combate a enchentes por meio da canalização de córregos; novas áreas e equipamentos públicos de esporte e lazer; entre outros inúmeros benefícios para a população”, informa.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, responsável pela execução do programa, cerca de 50% do valor total financiado será aplicado em serviços de urbanização voltados à preservação do meio ambiente, como córregos e nascentes. “Entre as obras previstas com o investimento recorde na história de Atibaia estão macrodrenagem com pavimentação da Av. Jerônimo de Camargo, em seu trecho final até a divisa com Jarinu, somando cerca de 3,2 km; e macrodrenagem com pavimentação no bairro Belvedere e Av. Arão Sahm”.

Enchentes, esporte e lazer
De acordo com a Prefeitura de Atibaia, estão previstas obras que objetivam combater enchentes na cidade, como a canalização (com aduela aberta, em forma de “U”), tratamento das margens, estudo hidrográfico, entre outros serviços, em alguns dos principais córregos da cidade: da Figueira, Folha Larga, Ana Pires e do Onofre – este último que, simultaneamente à canalização, em uma de suas margens ainda receberá o Parque Linear do Onofre.

“Além disso está prevista a implantação do Parque da Juventude, na região de Imperial, Caetetuba e Cerejeiras – um grande espaço de esportes e lazer para a população, com pista de caminhada, pista de skate, quadras poliesportiva e de diversas modalidades, entre outros recursos”, afirma a Prefeitura.

“Vale lembrar que as obras previstas passarão por processo licitatório para contratação das empresas, uma etapa que só poderia ser realizada depois da assinatura do contrato – que foi formalizado após um vasto processo iniciado em 2021, quando a Câmara Municipal aprovou a autorização para o seu prosseguimento. Com a aprovação do Legislativo local, o projeto ainda tramitou pelo Senado e Governo Federal até culminar na assinatura do contrato”, finaliza a Prefeitura.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.