A Polícia Militar do estado de São Paulo arrecadou 25 toneladas de alimentos, produtos de limpeza e roupas para vítimas afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na última segunda-feira (4). A ação faz parte da campanha “SOS Calamidades”, promovida pela Legião da Boa Vontade (LBS).
Todos os mantimentos foram enviados em um caminhão disponibilizado pela Polícia Militar de São Paulo, que partiu no sábado (9) com destino às cidades de Lajeado e Taquari, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo (10), a passagem do ciclone no estado deixou 46 mortos, 4.794 desabrigados, 20.490 desalojados e 46 pessoas seguem desaparecidas.
Doação
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul solicitou, nesta segunda-feira (11), prioridade na doação de kits de limpeza. Desde a semana passada, dezenas de famílias no estado perderam ou tiveram de deixar suas casas destruídas pelas fortes chuvas e enchentes.
“A principal necessidade no momento é de materiais de limpeza, especialmente nessa fase em que o Poder Público, a comunidade e voluntários realizam a limpeza de casas e ruas”, esclarece.
Entre os produtos solicitados estão baldes, rodos, vassouras, luvas e botas de borracha.
Em relação a itens de uso pessoal, as famílias afetadas precisam de fraldas, roupas íntimas, lençóis e cobertores, informa a Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil, não é necessária, no momento, a doação de peças de roupas e alimentos perecíveis, pois os estoques estão completos.
“A Defesa Civil agradece imensamente a corrente de solidariedade que se formou e permitiu rapidamente acumularmos grandes estoques. Mas, no momento, roupas e alimentos, principalmente perecíveis, não se fazem necessários. Pedimos que a população direcione esse grande mutirão de ajuda para sermos mais assertivos nos itens que mais precisamos para auxiliar na reconstrução”, explicou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira. Mais de 150 mil gaúchos foram afetados pelas chuvas. Até o momento, 46 mortes foram confirmadas.
Doações em dinheiro
As doações também podem ser feitas em dinheiro. O Banco do Brasil informou que, em quatro dias de campanha, conseguiu arrecadar cerca de R$ 1 milhão. A instituição, por meio da Fundação BB – braço social do banco -, doou R$ 500 mil.
Segundo o banco, os valores arrecadados serão destinados a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, instituição sem fins lucrativos que comprará e distribuirá alimentos, kits de higiene e limpeza.
O banco informou que avalia a necessidade, caso a caso, da renegociação dos financiamentos de 115 mil pessoas físicas e empresas que estão em áreas afetadas pelas chuvas.
Quem quiser doar pela Fundação BB, os dados bancários são:
Enchentes Rio Grande do Sul
Banco do Brasil 001
Agência: 1607-1
Conta: 51.000-9
Chave PIX: pix.enchentesrs@fbb.org.br
O governo estadual criou uma chave PIX de conta bancária para receber as doações em valores. Os dados são:
PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Com informações do Governo de São Paulo e Agência Brasil