No dia 16 de setembro de 2023, a partir das 15h, o Casarão Julia Ferraz de Atibaia vai sediar a Mostra: A Folia de Reis e sua Devoção em Atibaia, projeto realizado através de Edital com o incentivo do Fundo Municipal de Cultura, através da prefeitura de Atibaia – Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCATI).

A Coordenação da Mostra é da pesquisadora Lilian Vogel, que lançará também, neste dia, o livro de sua autoria, que conta toda a trajetória da manifestação da Folia de Reis São João Batista em Atibaia, desde sua primeira festa, em 1965.

Será exibido também o documentário narrando a trajetória do grupo, cujas filmagens e edição são de Luiz Fernando Bueno. Haverá também uma exposição fotográfica sobre a manifestação religiosa, que contará com a maioria das imagens de Flavio Luiz Pileggi e algumas fotos do acervo de familiares do grupo.

Neste dia, a Cia de Reis São João Batista de Atibaia estará presente, já realizando o “giro” da Folia, iniciado no dia 26 de agosto e que vai até o dia 9 de dezembro. A grande festa da Folia de Reis está marcada para o dia 6 de janeiro de 2024.

As Folias de Reis celebram o nascimento de Jesus Cristo e a visita que os Três Reis Magos fizeram ao “menino”. A celebração acontece, geralmente entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, momento em que os grupos visitam os devotos, passando a “bandeira” e angariando donativos para uma grande festa.

Em Atibaia, a tradição chegou com a família de Sebastião Martiniano Bernardes, vindo de Silvianópolis, Minas Gerias, em 1965. A companhia continua com sua devoção até os dias de hoje, visitando mais de 100 residências com um grande número de devotos em nossa região.

Segundo a autora, esta pesquisa se iniciou nos anos 2000 e parte dela foi relatada no seu primeiro livro: As Festas de Fé da Região Bragantina, publicado em 2007. Agora, alguns anos depois, a pesquisa está mais completa e digna de ser relatada novamente. A colaboração do grupo também foi essencial para a realização deste trabalho.

Lilian Vogel, nascida em São Paulo em 1959, mudou-se para Atibaia em 1979. Formada em Piano pelo Conservatório Musical Villa Lobos, Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Gestão Pública e Pós Graduada em Estudo das Tradições Indígenas e Africanas no Brasil, pela UNINTER. Funcionária Pública de 1992 a 2020, foi Monitora Artística, Coordenadora de Programas Culturais, Diretora de Cultura, e Gerente de Folclore e Cultura Popular da prefeitura de Atibaia até 2020.

Pesquisadora de folclore e religiosidade popular com várias publicações, cinco livros e vários artigos para livros, revistas e sites. Em 2021 recebeu o Título de Cidadã Atibaiense concedido pela Câmara Municipal de Atibaia. Atualmente é Presidente da Comissão Paulista de Folclore ; membro da diretoria da Comissão Nacional de Folclore e da IOV Brasil ( IOV World International Organization Of Folk Art), ; Presidente da ATIFÉ – Associação Apoio ao Folclore de Atibaia; Membro da CONTURESP – Conselho de Turismo do Estado de São Paulo; Guia de Turismo Nacional e América Latina e Diretora Artística do Clube Atibaiense de Fotografia. Desenvolve atividades educativas, cursos e oficinas de formação em Religiosidade Popular, Festas Tradicionais, Grupos Folclóricos e Patrimônio Imaterial.

Flavio Luiz Pileggi Iniciou atividades na fotografia em 1968 em Atibaia. Em 1991 funda o Clube Atibaiense de Fotografia, ocupando a presidência do mesmo até os dias de hoje. Participou e organizou 150 exposições com o Clube Atibaiense de Fotografia e exposições individuais em Atibaia , Região e outras cidades do Estado de SP. Premiado com Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista; Classificado na Bienal Cor da Federação Brasileira de Fotografia; Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista– fase regional em Mogi Mirim; Selecionado no Mapa Cultural Paulista – fase municipal; Foto selecionada para cartaz, folder e banners do Revelando São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura e Abaçai Cultura e Arte; Fotos selecionadas no Seminário Internacional de Cultura e Saberes do Cerrado .Vários trabalhos publicados em revistas, postais, folders institucionais municipais e federais, livros de autores atibaienses, livro turístico do município e livro de religiosidade popular.

Luiz Fernando Bueno (1988) é artista visual e reside em Piracaia, interior de São Paulo. Bacharelado em Artes Visuais – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2014) e formado pelo Curso de Folclore do Ponto de Cultura “Ora Viva São Gonçalo” de Joanópolis-SP (2010), o artista realiza registros de documentação das festas da Cultura Tradicional Paulista do Entre Serras e Águas.

Share.

Formada em Artes Plásticas e Gestão Pública e Pós Graduada em Estudo das Tradições Indígenas e Africanas no Brasil. Gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura da Estância de Atibaia até 2020. Pesquisadora de folclore e religiosidade popular com várias publicações, livros e artigos. Presidente da Comissão Paulista de Folclore; membro da diretoria da Comissão Nacional de Folclore e da IOV Brasil ( IOV World International Organization Of Folk Art); Presidente da ATIFÉ – Associação Apoio ao Folclore de Atibaia; Membro da CONTURESP – Conselho de Turismo do Estado de São Paulo; Guia de Turismo Nacional e América Latina. Desenvolve atividades educativas, cursos e oficinas de formação em Religiosidade Popular, Festas Tradicionais, Grupos Folclóricos e Patrimônio Imaterial.