Nos dias 26 e 27 de agosto, o Casarão Júlia Ferraz abre suas portas ao público para a realização de atividades culturais e visitação com a “Mostra Poéticas da Memória”. O evento multiartístico traz como tema a memória pessoal e coletiva com uma extensa programação cultural, entre as atrações estão: oficina de lambe-lambe, oficina de colagem, oficina de dança, exposição de artes visuais e memória, visita monitorada, recital de piano e apresentações de dança. Sua realização acontece através do projeto contemplado pelo incentivo do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Atibaia e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Compocat).

Durante as atrações do final de semana, além das oficinas e apresentações artísticas, o público poderá apreciar a exposição de artes visuais e memória de Laura Aidar, Mariana Farcetta e Marisa Martins Carvalho. No intervalo da programação, as pessoas interessadas poderão participar de visitas monitoradas para conhecer um pouco mais sobre o Casarão Julia Ferraz e sua história, de acordo com os horários estipulados pelo evento.

Oficinas culturais
No sábado, dia 26, as atividades começam às 10h, com a Oficina de lambe-lambe ministrada pela artista Bia Raposo. A proposta é criar lambe-lambes e elaborar de forma coletiva uma intervenção artística no Casarão Julia Ferraz, utilizando registros e compartilhamento de memórias dos participantes. Os interessados podem levar cópias de fotografias antigas, receitas, cartas, textos, desenhos, músicas e histórias de família para utilizar durante a oficina.

Às 14h, acontece a oficina de colagem com a artista Júlia Holzhauser. Com cerca de duas horas e meia de duração, a proposta é criar, através da experimentação artística e partilha de memórias, uma narrativa visual e estética da experiência pessoal e familiar dos participantes da oficina. Os interessados podem levar cópias de fotografias antigas, receitas, cartas, textos, desenhos, músicas e histórias de família para utilizar durante a oficina.

No domingo, dia 27, às 10h, é a vez da oficina de dança contemporânea com a artista Taiana Ferraz. A oficina abordará a memória como possibilidade poética e de criação em dança, em diálogo com registros de memória coletivos e individuais e o espaço do Casarão Julia Ferraz. É recomendado vestir roupas confortáveis para o movimento.

Apresentações artísticas
No sábado, às 17h, acontece o recital de piano, com Marcos Gama. O pianista interpretará peças do acervo do Casarão Julia Ferraz, que possui diversas partituras musicais dos séculos XIX e XX, no piano do próprio Casarão.

A artista Taiana Ferraz que ministrará a oficina de dança, também presenteia o público com duas apresentações. A primeira performance de dança solo da artista, será “Rastro”, que acontece no sábado, às 18h. Em “Rastro”, um corpo tece memórias pessoais e coletivas às memórias do espaço. Nesse emaranhado, busca se desfazer, se reconstituir, se rearticular. A segunda apresentação acontece no domingo, dia 27, às 17h, realizada pelo Coletivo Atravessadas. “DRAGA” é considerada um mergulho no universo poético e estético dos anos 60. É incorporação, devoração e digestão de memórias e vontades individuais e coletivas que gritam pela liberdade ao estranho e pela possibilidade de coletividade sensível.

Serviço:
“Mostra Poéticas da Memória”.
Evento gratuito e aberto ao público. Para os interessados, a participação nas oficinas é livre e não é preciso experiência, basta chegar com 15 minutos de antecedência.

Data: 26 e 27 de agosto de 2023
Local: Casarão Julia Ferraz – Rua José Lucas, 11. Atibaia-SP.

Programação:
Dia 26 de agosto de 2023
Das 10h às 12h30 – Oficina de lambe-lambe, com Bia Raposo
Das 14h às 16h30 – Oficina de colagem, com Júlia Holzhauser
Das 14h às 18h – Exposição de artes visuais e memória, de Laura Aidar, Mariana Farcetta e Marisa Martins Carvalho
Às 16h30 – Visita monitorada no Casarão Julia Ferraz
Às 17h – Recital de piano, com Marcos Gama
Às 18h – Apresentação de dança Rastro, por Taiana Ferraz

Dia 27 de agosto de 2023
Das 10h às 12h30 – Oficina de dança contemporânea, com Taiana Ferraz
Das 14h às 18h – Exposição de artes visuais e memória, de Laura Aidar, Mariana Farcetta e Marisa Martins Carvalho
Às 16h e 16h30 – Visita monitorada no Casarão Julia Ferraz
Às 17h – Apresentação de dança DRAGA, por Coletivo Atravessadas

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.