A Polícia Federal deflagrou, na baixada santista, nesta terça-feira, dia 1º, a Operação Satélite, cumprindo seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Guarujá e São Vicente, em investigação contra o tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.
A investigação iniciou-se em setembro de 2022, a partir da análise de informações colhidas em operações anteriores de combate ao mesmo tipo de crime. Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar o responsável por um carregamento de 790 quilos de cocaína apreendido no Porto de Santos em abril do ano passado. O indivíduo já fora investigado em outras operações da PF e se encontra preso.
Ainda estão sendo cumpridos mandados em desfavor de pessoas que auxiliavam o principal investigado nas atividades relativas ao tráfico e a movimentação financeira oriunda da atividade ilícita, além de trabalhadores portuários que repassavam informações privilegiadas sobre toda a movimentação portuária, para facilitar que o grupo criminoso enviasse carregamentos de cocaína para o exterior.
Durante o cumprimento dos mandados de hoje foram apreendidos aparelhos celulares, os quais serão periciados.
A operação tem como nome “satélite”, tendo em vista que os alvos são pessoas que circundavam, ininterruptamente, o líder da associação criminosa, para auxiliá-lo nas atividades ilícitas.
Com informações e foto PF