Oriundo da capital, onde viveu por muitos anos, conheceu Atibaia ao adquirir uma casa de temporada em 1985, vindo morar aqui em definitivo em 2001. Formado na Faculdade de Medicina da hoje Universidade Federal do Pará em 1958, casou-se no ano seguinte com Zarife Pereira Becil, mudando-se para São Paulo – SP, onde exerceu a medicina por 40 dos mais de 63 anos de sua longa jornada.
Iniciou como Médico do Trabalho na recém-instalada fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, testemunhando a implantação da indústria automobilística do Brasil. Nessa especialidade trabalhou também na Ultragaz S/A.
Desejando ampliar seus talentos ingressou em 1960 como residente no Hospital Infantil da Cruz Vermelha Brasileira em São Paulo, permanecendo ligado à instituição por 60 anos, havendo chegado a Diretor Clínico da mesma, bem como do Hospital dos Defeitos da Face, sendo ainda membro dos Conselhos estadual e federal da entidade.
Trabalhou também para empresas de medicina de grupo e hospitais privados como a Interclínicas S/A e SL Saúde, bem como Diretor no antigo Hospital Santa Marta, em Santo Amaro.
Participou de diversos congressos médico-científicos, tendo entrado entre os primeiros no concurso para médico da Prefeitura de SP, chegando à diretoria de vários hospitais como o Menino Jesus, Zeferino Vaz e a superintendente do Hospital do Servidor Municipal.
Por conta de uma carreira tão longa e profícua, esteve com governadores, prefeitos, ministros e secretários de saúde, tendo conhecido ainda quando jovem o Dr. Albert Sabin, Prêmio Nobel de Medicina quando este esteve no Brasil ainda na década de 60.
Recebeu várias honrarias, entre elas medalha e diploma do CREMESP – Conselho Regional de Medicina SP – por mais de 50 anos de exercício da profissão e a medalha Ordem e Progresso da Associação de Ex-Combatentes da FEB para a região bragantina.
Depois de mudar para Atibaia, numa idade em que os seus contemporâneos já estavam começando a se aposentar, aceitou o convite para trabalhar na Santa Casa de Atibaia, chegando mais uma vez à direção e sua última etapa profissional de uma notável carreira foi como cooperador e responsável médico na ATIMED Segurança e Saúde Ltda.
Filho exemplar, marido apaixonado e fiel, pai dedicado e amoroso de três filhos, avô de sete netos e bisavô orgulhoso de dois bisnetos. Cristão dedicado nascido em uma das primeiras famílias na criação das Assembléias de Deus no Brasil no Pará , ao mudar para Atibaia foi professor na Escola Dominical e Pastor, sendo que todos que o conheceram testemunham que o Dr. Gerson de Andrade Nogueira foi uma referência de excelência profissional e de vida de fé.
Uma pessoa inesquecível!
Por Gerson Mauro Becil Nogueira
Fotos: Acervo familiar