O 4º Festival CTC Atibaia estreou com sucesso, semana passada, e já programou duas novas atrações para este sábado, dia 15, às 19h30.

    O Grupo Raízes do Catira e a dupla formada pelos experientes Tunico Lima e Romancito se apresentarão gratuitamente no Rancho Santana, tradicional espaço rural da cidade, situado na Avenida Amador Peçanha Franco, 951, bairro Loanda.

    A abertura do festival aconteceu no domingo (9) e lotou o Casarão Júlia Ferraz durante as apresentações das duplas Lizandra & Victória e Jéssica & Juliana. O público se emocionou com clássicos do repertório caipira e obras autorais das cantoras e instrumentistas.

    Por sua vez, as artistas foram unânimes nos elogios não só ao espaço histórico e à plateia acolhedora, mas, principalmente, à iniciativa do CTC Atibaia por estimular os agentes culturais e resguardar a tradição caipira, patrimônio imaterial de nosso povo, como gosta de frisar a coordenadora, Ruth Rubbo, que se desdobrou na produção, direção e apresentação do espetáculo.

    Raízes do Catira
    O segundo dia do festival terá uma das mais significativas manifestações do folclore brasileiro, traduzida em meio a palmeados e sapateados. O Grupo Raízes do Catira, liderado pelo Mestre Valdeci Bueno, se apresentará acompanhado por Gustavo Maiolli e João Vitor Fernandes na viola, violão e vozes.

    Eles executarão uma coletânea de grandes obras do cancioneiro caipira, entre pérolas do recortado como “Passa Morena” (Vieira e Vieirinha), “Cavalo Enxuto” (Lourival dos Santos e Moacyr dos Santos) e a moda de viola “Catimbau” (Carreirinho e Teddy Vieira).

    A performance do grupo segue à risca a tradição da dança, mantendo com fidelidade toda a coreografia praticada há gerações, base de todo o trabalho do coletivo.

    O Grupo Raízes do Catira integra o Centro de Tradições Caipiras de Atibaia desde 2020 e já se apresentou em diversos eventos da cultura tradicional da cidade e arredores, além do Festival de Música Caipira de Brotas/SP de 2022 e no Sesc Campinas, em 2023.

    Romancito e Tunico Lima
    E para fechar a noite, o dialeto aprendido na oralidade sobe ao palco do 4º Festival CTC Atibaia. Os autodidatas Tunico Lima e Romancito, com carreiras individuais que remontam 50 anos, celebram a parceria recente como violeiros cantadores.

    Romancito teve o apogeu na década de 1970, sempre em dueto com violeiros locais, época em que chegou a gravar dois CD’s. Hoje, a dupla mantém a tradição das músicas, assim como relembra a participação de ambos nos circos que visitavam a cidade.

    Tunico Lima, da mesma forma, já se apresentou em diversas emissoras de rádio da região e fez uma participação no programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, em 1988.

    Importante ressaltar que o festival, contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, tem caráter itinerante e percorrerá diversas localidades de Atibaia ao longo de 2024, com especial atenção às comunidades de bairros mais afastados. Todas as atrações são gratuitas e livres para todas as idades. Além disso, têm acessibilidade garantida através de tradução em Libras e áudio descrição para pessoas com deficiência.

    Mais informações no site e nas redes sociais:
    https://www.ctcatibaia.com.br/ https://www.facebook.com/ctcatibaia https://www.instagram.com/ctcatibaia/ https://www.threads.net/@ctcatibaia

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.