O espaço será um marco para a cultura e o turismo da cidade, servindo como centro de formação para novos praticantes e ponto de encontro para grupos de diferentes regiões do país.

    A emenda, já notificada ao executivo municipal por meio do ofício nº 138/2024 do Gabinete do Deputado, representa um passo importante para a consolidação de Atibaia como referência na prática do Taiko, uma arte tradicional japonesa que envolve a percussão de tambores.

    Para Saulo Pedroso, essa iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento cultural e turístico da cidade. “Atibaia já é referência no Taiko, e esse centro de treinamento poderá expandir ainda mais seu papel como polo de desenvolvimento cultural. Iniciamos esse projeto durante o meu primeiro mandato como prefeito de Atibaia, em parceria com a dedicada equipe da Academia de Taiko local, que tem realizado um belíssimo trabalho”, afirmou o parlamentar.

    Ligação de Atibaia com a cultura japonesa
    Com cerca de 1,5 mil famílias de origem japonesa, Atibaia é uma das maiores colônias japonesas do estado de São Paulo. A preservação da cultura, gastronomia e dos valores nipônicos é uma parte importante da vida dos descendentes e da própria cidade.

    Representando o Grupo de Taiko de Atibaia, Akimassa Aoyam expressou sua gratidão à população da cidade pelas mais de duas décadas de atividades do grupo. “Estamos confiantes no sucesso da concretização da Primeira Academia de Taiko da América Latina em Atibaia e assim manter a nossa cidade como referência nacional na arte do Taiko, colaborando cada vez mais pela cultura do nosso Brasil”, concluiu Akimassa Aoyam.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.