Os alunos da rede municipal de ensino que conquistaram medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas em 2023 foram premiados pela Prefeitura de Atibaia em evento realizado nesta quinta-feira (4), no Rádio Observatório Pierre Kauffman (ligado à Universidade Presbiteriana Mackenzie), no bairro Itapetinga.
Ao todo, 87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam o reconhecimento. Além de um livro para cada aluno, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma visita assistida ao rádio observatório e conheceram o funcionamento da estrutura.
87 medalhas
No total, a rede municipal de Atibaia conquistou 9 medalhas de ouro, 30 de prata e 48 de bronze. As escolas participantes foram E.M. Pedro de Alcântara (Chácaras Brasil), E.M. Maria Helena Faria Ferraz (Centro), E.M. Rita Lourdes (São Roque), E.M. Serafina de Luca Sherfen (Recreio Estoril) e E.M. Waldemar Bastos Buhler (Jardim Imperial).
Orgulho
“Estou muito feliz porque eu consegui uma medalha e agora eu tenho o certificado. Eu consegui uma conquista muito grande para a minha vida, no [Ensino] Fundamental”, celebrou Henry Bernardo Bitencourt Barroso, aluno do 5º da escola Maria Helena Faria Ferraz. “Eu quero ser, em primeiro lugar, nadador, porque eu nado por Atibaia hoje; ou um médico”, complementou o estudante sobre o seu futuro.
“Esse número tão expressivo de medalhas, um total de 87 premiações para Atibaia, é prova da importância dos investimentos contínuos e elevados que nosso Governo vem realizando desde 2021 na área da Educação. Estamos muito orgulhosos desses talentosos alunos, de seus professores e dos demais profissionais da rede municipal de ensino, todos dedicados e merecedores da alegria dessas grandes conquistas. Parabéns a todos e também aos pais e/ou responsáveis por esses estudantes, pois são partes essenciais nesses feitos alcançados, tanto pelo incentivo aos filhos quanto pelo apoio e reconhecimento à Educação de qualidade oferecida na rede municipal”, ressaltou o prefeito de Atibaia, Emil Ono.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
OBMEP Mirim
Para os alunos do Ensino Fundamental I, a participação acontece por meio da OBMEP Mirim, que busca novos talentos da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e teve sua primeira edição em 2022.