Moradores do Recreio Estoril, Vila Junqueira e Jardim do Lago, em Atibaia, estão preocupados com a infestação de escorpiões nesses bairros.
Um morador da Vila Junqueira disse à reportagem que desde novembro escorpiões começaram a invadir sua residência, possivelmente proveniente de um terreno com mato alto nas proximidades de sua casa. Segundo o morador, protocolou a reclamação no 1Doc da Prefeitura de Atibaia, no dia 29 de novembro, e até agora nada foi feito.
“Precisei colocar telas de proteção em toda a casa para evitar a entrada de escorpiões, ratos e aranhas. Fiz outra reclamação na Prefeitura agora em janeiro e aguardo que seja tomada uma providência”, disse.
Um vídeo enviado por um leitor ao jornal, mostra a presença de escorpião no Jardim do Lago, próximo à academia ao ar livre. “Um perigo para as crianças, já que o escorpião estava próximo ao local onde elas brincam”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Atibaia e aguarda um posicionamento. Assim que houver uma resposta, ela será incluída nesta reportagem.
Atualização em 1º de fevereiro às 14h
Em nota enviada à redação, a Prefeitura de Atibaia esclarece que casos como esse, em que o escorpião está presente e há um risco iminente ao munícipe, deve-se evitar qualquer manipulação e procurar imediatamente a Defesa Civil (199) ou a Vigilância Ambiental (9 9528-5915 – WhatsApp) para eliminação do risco. “Em casos de possíveis focos a reclamação deve ser feita para a Ouvidoria Municipal, via 1Doc (https://atibaia.1doc.com.br/atendimento). A Prefeitura reforça que está tomando as medidas necessárias como limpeza e roçada dos locais, além de orientar a população quanto a importância de evitar jogar lixo em terrenos e fazer a limpeza frequente do mesmo, caso seja particular. Lembrando que caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente a Santa Casa, que faz parte do Mapa do Soro, do governo do Estado de SP, por ser o local mais preparado para atender este tipo de ocorrência”, finaliza nota.
Como evitar o aparecimento de escorpiões?
De acordo com Governo do Estado de São Paulo, para afastar escorpiões, é importante cuidar dos ambientes residenciais, seja casa ou apartamento, mantendo-os limpos e sem acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção. Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos.
Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los. “O escorpião é um bicho que não ataca. Na verdade, ele se defende se uma pessoa colocar a mão ou pisar. O instinto dele é fugir em caso de ameaça”, informa.
“A picada de escorpião pode ser letal, principalmente para crianças até dez anos de idade, por isso é preciso que a pessoa acidentada seja encaminhada à Unidade de Saúde o mais rápido possível, para tratamento adequado” esclarece a Diretoria da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Confira dicas para evitar o aparecimento de escorpiões:
• Mantenha o lixo bem acondicionado para evitar a proliferação de insetos, que servem de alimento para escorpiões
• Deixe o quintal e o jardim limpos, sem acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção
• Evite que folhagens densas, como trepadeiras, arbustos ou plantas ornamentais, encostem em paredes e muros
• Vede bem as portas com soleiras ou saquinhos de areia
• Use telas nas janelas
• Mantenha os rodapés íntegros e pregados na parede
• Vede todos os ralos com tapete de borracha ou use os modelos de abre e fecha
• Não deixe roupas sujas ou molhadas no chão
• Ao colocar um sapato, chacoalhe antes para evitar surpresas
• Não deixe camas e móveis encostados na parede
• Não deixe roupas de cama e mosquiteiros encostadas no chão
• Mantenha todos os buracos nas paredes, como espelhos de tomadas, cabos e caixas de luz fechados