Com uma trajetória ímpar na Polícia Militar do Estado de São Paulo, o retrato do Coronel Yasui foi inaugurado na terça-feira, dia 28, na galeria de ex-comandantes do Trigésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Bragança Paulista.
Quando assumiu o comando do 34º BPM/I, em março de 2022, o então Tenente-Coronel Yasui concedeu uma entrevista ao jornalista Jonathan Alberti da Gazeta Bragantina, dizendo que seria “sua última missão”, antes de se aposentar.
“Essa é praticamente minha última missão. Minha ideia é trazer essa tranquilidade para o Batalhão. O 34º congrega 16 cidades e eu comandava um Batalhão com sete, então aqui os problemas são maiores”.
Trajetória
Yasui ingressou na Polícia Militar em 1993 e, como aspirante a oficial, foi lotado em Franco da Rocha, no 26º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano). Logo após passou um ano no 11º BPM/I (Jundiaí, Itupeva e Cabreúva) e depois, em 1995, foi para o 35º BPM/I (Campinas).
Em 2006, na região de Campinas, junto com o Major Satto e Paulo Gomes, recebeu a missão de criar o 1º Batalhão de Ações Especiais, o BAEP, o qual foi subcomandante. Permaneceu nas Ações Especiais até 2018, quando foi promovido à Tenente-Coronel e assumiu o recém-criado 49º BPMI, em Jundiaí.
Em agosto de 2020 foi nomeado para a função de Chefe de Estado-Maior, no CPI-2 e, em 2022, recebeu a missão de comandar o 34º BPM/I. Em maio de 2023 Eduardo Yasui foi promovido para Coronel, passando à Reserva.
Com informações da Gazeta Bragantina