Atibaia iniciou em outubro uma série de exames de colonoscopia e endoscopia que será realizada ao longo dos próximos meses.

    “Em mais uma iniciativa que busca zerar a fila de procedimentos de saúde no município e intensificar a prevenção, detecção e tratamento de doenças ou eventuais anormalidades no organismo, serão realizadas 2 mil endoscopias e 1,5 mil colonoscopias ao longo do período de 12 meses, sendo 600 exames até o final do ano, em uma ação importante para acelerar e zerar a fila destes procedimentos”, disse a Secretaria de Saúde de Atibaia.

    Endoscopia e colonoscopia são exames para investigação de doenças no sistema digestório. “A endoscopia é capaz de identificar sinais de uma série de doenças muito comuns do trato digestório, como gastrites, esofagites e refluxo gastroesofágico, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago. Já a colonoscopia é o principal exame recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso)”, informa a Secretaria.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o ano passado, estão ocorrendo mutirões de diversos exames, procedimentos como vasectomia, laqueadura e colecistectomia, além de cirurgias, com objetivo em reduzir a fila de espera de exames e consultas em Atibaia.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.