Novembro Dandara, programação realizada pela Associação Cultural Negra Visão, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, terá uma série de atividades gratuitas em comemoração ao Mês da Consciência Negra em Atibaia.

    Além do show gratuito com Toni Garrido, no dia 18 de novembro, na Praça da Matriz, a programação terá ainda rodas de conversa, de leitura e de capoeira, encontro de coletivos, palestras, contação de histórias, oficinas e toda uma programação dedicada a celebrar a força e a riqueza da cultura afro-brasileira.

    A edição 2023 do Novembro Dandara acontece de 1º a 30 de novembro, com boa parte das atividades realizadas no Quilombo Urbano Negra Visão, sede da associação cultural, Cine Itá Cultural, Estação Sesi de Cultura e outros espaços da cidade.

    Valorizando a identidade e a cultura afro-brasileiras e mobilizando as suas mais diversas expressões e manifestações de arte em uma celebração da negritude, o Novembro Dandara marca o Mês da Consciência Negra homenageando Dandara dos Palmares, guerreira negra que foi esposa de Zumbi e assumiu papel de liderança na resistência do quilombo contra a opressão escravagista. Sancionada em novembro de 2011, a Lei nº 12.519 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra justamente por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

    Feriado em Atibaia e todo Estado de SP
    O governador Tarcísio de Freitas sancionou em setembro deste anoo projeto de lei 370 de 2023, que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, já celebrado em 20 de novembro por algumas cidades.
    A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.
    Segundo o Governo de SP, a efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.

    Veja abaixo a programação completa (Sujeita a alterações)

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.