Segue até 26 de outubro mais uma edição da Jornada Literária da Prefeitura de Atibaia, evento com programação especial voltado aos estudantes e profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa da Secretaria de Educação tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de leitura e de escrita das crianças a partir de atividades realizadas pelos professores e alunos no ambiente escolar.
A Jornada Literária de Atibaia integra o “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”, importante política pública do município por sua relevância ao incentivar a leitura em todos os segmentos da Educação Básica.
Destinada aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), bem como profissionais da área de Educação, a Jornada Literária busca envolver toda a comunidade na sua realização e, além de contar com atividades no Cine Itá Cultural, também prevê ações nas creches municipais e comunitárias.
No decorrer da Jornada Literária as crianças receberão dois livros, sendo um título do autor utilizado em atividades/vivências durante todo o ano letivo e um título de literatura de sua preferência entre diversas obras disponibilizadas pela Prefeitura, a fim de intensificarem o aprendizado e formarem seus próprios acervos literários.
Enriquecendo ainda mais a experiência pelo universo dos livros, todos os alunos desfrutarão de uma peça teatral ao longo da Jornada Literária. Para a Educação Infantil e os primeiros anos, a peça teatral “O palhaço Picolé”; para os segundos e terceiros anos, “Chapeuzinho quer ser princesa”; e para os quartos e quintos anos e a EJAI, “O fantasma da camisa amarela”. Os bebês e as crianças pequenas receberão uma oficina cênica, “O palhaço Picolé”, atendendo às especificidades dessa fase tão importante para o desenvolvimento. E “O palhaço Picolé” também fará parte de uma sessão aberta ao público, dia 21, às 14h, no Cine Itá Cultural.
Os estudantes ainda participarão de um encontro com um autor de literatura infantil, pois integram a Jornada Literária 2023: Alessandra Roscoe (Educação Infantil), de 2 a 6 de outubro; Telma Guimarães (4° ano), dias 9 e 10; Eraldo Miranda (5° ano), dias 16 e 17; Bia Bedran (2º ano), dias 18 e 19; Jonas Ribeiro (3° ano), dias 23 e 24; Marília Pirillo (1° ano), dias 25 e 26; e Penélope Martins (EJAI), dia 17.
“Uma alegria estar de volta a Atibaia para participar da Jornada Literária; de fazer parte; de trazer meus livros e minhas histórias para poder dividir com as crianças; de ver todo o envolvimento da Secretaria de Educação, das professoras e dos alunos; e para poder vivenciar essa festa dos livros e da leitura. É tão incrível ver o quanto as crianças participam e gostam! E este ano, mais uma vez, outra felicidade: um dos meus livros, ‘O palhaço Picolé’, vai subir aos palcos no espetáculo teatral que tem o mesmo nome. Fiquei muito emocionada de saber que seria esse o livro adaptado para a peça de teatro e estou aqui com o coração palpitando já para viver as alegrias dessa nova jornada”, afirmou a escritora Alessandra Roscoe.
Acessibilidade
A Jornada Literária deste ano contará com um espaço de autorregulação para uso de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atraso significativo do desenvolvimento. Na área externa lateral do auditório do Cine Itá, a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), preparou um espaço confortável, com almofadas, brinquedos de tecido e materiais para manuseio, onde profissionais de apoio e professores poderão oferecer acolhimento aos alunos que apresentarem algum nível de estresse durante as atividades.
Conforme a Secretaria de Educação, o espaço de autorregulação é utilizado para acalmar alunos com TEA e outros, pois locais com muitos ruídos sonoros, grandes estímulos visuais e convívio com volume intenso de pessoas, sobretudo ambientes diferentes dos habituais, podem causar estresse e crises de ansiedade. Assim, espaços acolhedores, sem tantos estímulos dessas naturezas, podem favorecer o indivíduo a restabelecer sua calma e inibir situações adversas, como crises de comportamento.
Além disso, a Secretaria de Educação, também por meio do CAADE, realiza todos os anos um trabalho para garantir a acessibilidade dos livros dos autores presentes na Jornada Literária. Dessa forma, para estudantes surdos (atualmente doze alunos) serão oferecidos livros acessíveis em Libras – Língua Brasileira de Sinais; e aos estudantes cegos ou com baixa visão (atualmente nove alunos) e alunos com deficiência múltipla e intelectual serão oferecidos audiolivros.
De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo é que os estudantes recebam e escolham os livros físicos, mas que também tenham à disposição as obras acessíveis. A Pasta ressalta que esses livros também serão disponibilizados para toda a rede municipal, poderão ser acessados na biblioteca digital da Educação e, durante a Jornada Literária, ainda serão disponibilizados QRCodes para que as pessoas que transitem no local possam acessá-los.