Neste domingo, dia 1º, a reportagem entrevistou Saulo Pedroso sobre a posse na Câmara dos Deputados. Na edição de sábado, dia 30, o Jornal Atibaia Hoje publicou a convocação oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, feita a Saulo Pedroso na semana passada para assumir o mandato de Deputado Federal, pelo Estado de São Paulo, na qualidade de titular. A posse deve acontecer nesta terça-feira, dia 3.

    Jornal g8: Quando será a sua posse?
    Saulo Pedroso: Eu estou indo para Brasília na segunda [2 de outubro], e a minha expectativa é que a posse aconteça na terça-feira. A determinação que chegou pela convocação é que eu esteja apto com a documentação em mãos, em um dia que tenha a sessão ordinária. Os dias que têm sessões ordinárias são terça, quarta e quinta. Então é possível que na terça eu já esteja apto a ser empossado.

    Jornal g8: O que Atibaia e região podem esperar do deputado Saulo Pedroso?
    Saulo Pedroso: Em relação a Atibaia e a região, o que elas podem esperar, sem dúvida nenhuma, é a representatividade. O potencial de articulação de recursos, recursos que podem vir através de emenda parlamentar, recursos que podem vir através dos programas que o Governo Federal disponibiliza e a articulação política que a gente pode fazer junto ao Governo do Estado também. São Paulo tem 70 deputados federais representando o Estado em Brasília, e um deles é da nossa cidade aqui, da nossa região, essa força política e a voz, que eu costumo dizer, que as pessoas olham muito deputado, pensam muito no recurso. Mas a questão da representatividade é extremamente importante. Os debates de repercussão nacional acontecem na Câmara Federal e nós vamos ter um representante da nossa região se posicionando lá, diante desses temas, atendendo os anseios do nosso povo. Então eu acho que esse ponto também é ponto muito importante.

    Jornal g8: Eleições municipais de 2024
    Saulo Pedroso: Em relação à eleição de 2024, é natural meu nome estar à disposição dessa aliança de partidos que compõem a base de apoio do governador, porque meu nome, é um nome que aparece bem pontuado nas pesquisas, tem a experiência de ter sido prefeito. A péssima avaliação do atual governo é uma coisa que eu acho que faz com que as pessoas tenham esse desejo de me apoiar, de que eu volte a ser prefeito na cidade mas, é importante a gente tentar construir uma candidatura que atenda às expectativas da cidade e que tenha a possibilidade de contar com o apoio de um deputado federal e do governador, porque hoje estamos na aliança do governador Tarcísio. Então, o melhor cenário seria construir uma candidatura forte. Se eventualmente não conseguir, é natural que o grupo faça essa solicitação para que eu seja o candidato e, eu sou um soldado do time, e vou estar sempre à disposição, principalmente na cidade de Atibaia, que foi a cidade que me deu oportunidade e me projetou na política, aqui no Estado de São Paulo, e agora uma vaga na Câmara Federal.

    Jornal g8: Educação e segurança foram destaques nacionais no seu governo em Atibaia. Serão pilares no seu mandato na Câmara Federal?
    Saulo Pedroso: Sem dúvida nenhuma, Atibaia teve um destaque no meu período de prefeito na área da educação, na área da segurança pública também, inclusive se tornando referência naquilo que era atribuição, vamos dizer assim, responsabilidade do Poder Público municipal. Acho interessante esse formato de deputado que teve experiência de ser prefeito e ir para a Câmara Federal, porque ele conhece esse funcionamento da vida pública, da atividade pública, de uma cidade, a dinâmica de uma cidade e, consequentemente, ele tem esse subsídio, essa bagagem de ter percebido o que é que funciona e o que é que não funciona. Como Brasília define regra de repercussão nacional, define política pública, define ações que terão repercussões e enfrentarão os desafios dos problemas que o país acumula, essa bagagem de ter sido prefeito, sem dúvida nenhuma, ela é extremamente importante. Só quem foi vereador, presidente da Câmara, prefeito, consegue contribuir no processo de construção de uma política pública. Então, sem dúvida nenhuma, atuar nessas duas pastas será, além de bom desafio, uma oportunidade de eu contribuir com a bagagem do belíssimo trabalho que a gente fez aqui na cidade de Atibaia.

    Jornal g8: O trabalho realizado na prefeitura de Atibaia auxiliará de que forma o seu mandato em Brasília?
    Saulo Pedroso: Eu acho que também é uma oportunidade de levar tudo aquilo, todas as experiências que deram certo aqui na cidade de Atibaia, não só na Segurança Pública, programas que foram criados aqui de geração de emprego e renda, programas na área da saúde, programas na área da educação, na área de formação, de geração, de qualificação, a estruturação da Guarda Municipal nesse modelo de reforma que a gente fez, inclusive de um plano de carreira para a guarda, sem dúvida nenhuma, são modelos que a gente vai usar, porque deram resultado. Nós vamos usar como experiência, como exemplo no debate em Brasília. Então para que, inclusive, as coisas que deram certo aqui, elas possam repercutir em outras cidades que ainda não conseguiram encontrar um caminho, vamos dizer assim, para fazer bom trabalho. Aliás, isso já vem acontecendo, porque as pessoas, os prefeitos, as lideranças das diversas cidades, quando eu tenho a oportunidade de estar conversando com eles, eles me questionam, eles me perguntam, me pedem, vamos dizer assim, informações em relação aos programas nossos que deram certo aqui [Atibaia] e, a Segurança Pública, principalmente com o investimento que nós fizemos, tanto em tecnologia quanto em estrutura, sem dúvida nenhuma, foi um modelo, um case de sucesso no nosso governo.

    Jornal g8: Como será a solenidade de posse e quem serão seus convidados?
    Saulo Pedroso: Não é uma posse, não é uma sessão solene, é uma posse no meio de uma sessão ordinária por conta de ser uma situação extraordinária, uma renúncia de um deputado, então não tem uma solenidade, não tem inclusive logística para preparar uma recepção melhor lá. A gente está pensando em fazer isso na cidade de Atibaia, mas eu fiz muita questão, fiz esse convite para que o Júlio [Cuba], presidente do nosso partido, a liderança, vamos dizer assim, mais alinhada da minha extrema confiança na cidade de Atibaia, presidente do PSD, nosso vereador, nome que inclusive a gente pode trabalhar eventualmente para ser o nosso candidato na cidade porque tem potencial, tem disposição, tem bagagem, tem comprometimento com o projeto e, para que ele pudesse estar lá. Eu, evidentemente, comuniquei aos prefeitos, aos vereadores, aqueles que caminharam comigo durante o processo eleitoral que provavelmente a posse poderia acontecer na terça, mas não são todos que conseguem, ficou muito em cima da hora, porque inclusive, até agora, eu não sei qual será o horário da posse. Pode ser que ela aconteça inclusive na quarta. Então essa falta de certeza exata do momento da posse, do dia da posse, é uma coisa que dificulta a possibilidade do pessoal se organizar para ir. Mas, nós vamos preparar uma recepção aqui no estado de São Paulo, provavelmente na cidade de Atibaia, para poder receber e comemorar com todas as lideranças que nos acompanharam na cidade de Atibaia, da região, essa excelente conquista, não para o Saulo, pessoa física, mas para a cidade de Atibaia e para a região.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.