Uma forte massa de ar quente e seca provocará o aumento expressivo nas temperaturas e queda significativa nos índices de umidade relativa do ar (URA). De acordo com aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil, as temperaturas vão ultrapassar os 30ºC e a baixa umidade do ar deve atingir níveis críticos até o dia 24 de setembro.

    As temperaturas mais altas são esperadas no sábado (23) e domingo (24), quando o calor se intensifica ainda mais, a umidade do ar atinge os níveis mais críticos e os termômetros podem chegar perto dos 37°C. Em razão da onda de calor intenso e dos níveis preocupantes de umidade do ar, a Defesa Civil de Atibaia recomenda que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite atividades físicas ao ar livre entre as 11h e 15h.

    A atuação da massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e essa baixa umidade do ar e do solo devido à estiagem prolongada faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo, aumentando o risco de queimadas. A Defesa Civil de Atibaia reforça o alerta para a utilização indevida do fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e restos de poda.

    Queimada não limpa, é crime ambiental passível de multa e a denúncia pode ser feita pelos canais de atendimento da Ouvidoria Municipal através do site.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.