O presidente da Câmara de Atibaia, vereador Ademilson Militão, apresentou nesta segunda-feira, dia 10, um anteprojeto de lei para garantir a segurança nas escolas municipais da cidade, onde seria feita a transferência de um contingente da Guarda Civil Municipal para atuar como Guarda Municipal Escolar, bem como, a obrigatoriedade desses profissionais nas escolas no município de Atibaia.

    Segundo a justificativa do vereador, o anteprojeto de lei tem por objetivo não só assegurar o patrimônio público, como também, a segurança dos alunos e professores, contribuindo no fortalecimento das ações de segurança no ambiente escolar. “Com as crescentes ondas de atos de violência cometidos atualmente, a segurança nas escolas tornou-se um tema de grande e importante discussão, pois a unidades de ensino encontram-se propícias para tais acontecimentos, gerando insegurança e transtorno a todos. Essa triste realidade impõe que as instituições de ensino aprimorem a segurança voltada para a proteção escolar”, disse.

    “Nos últimos tempos, estamos sendo palco de tragédias onde pessoas invadem o ambiente escolar para cometer violências nas dependências das escolas, atacando alunos e profissionais da educação, como ocorrido na última quarta-feira, dia 5 de abril, na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. Sabe-se que o orçamento público é ‘pequeno’ para oferecer toda infraestrutura necessária para garantir a segurança nas escolas, porém, essa é uma medida imediata e eficaz, trazendo também mais tranquilidade para os pais, sabendo que seus filhos estarão em uma escola que além de promover a educação, se importa também com a segurança. Vale ressaltar que políticas públicas voltadas para a segurança escolar devem ser trabalhadas, buscando resultado no longo prazo, por todas as esferas de governo. Não restam dúvidas que este anteprojeto de lei vai de encontro com as necessidades apresentadas nas escolas hoje em dia, além de ser de grande relevância social”, finaliza Militão

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.