A Prefeitura de Bragança Paulista instituiu uma Comissão Especial para Análise de Viabilidade e Implantação da Tarifa Zero. A medida atende a uma das diretrizes do Plano de Governo do prefeito Edmir Chedid, que prevê a criação de um sistema de transporte coletivo municipal gratuito para os usuários.

    De acordo com a Prefeitura, a comissão será composta por representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da Secretaria Municipal de Finanças e da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. “O grupo terá um prazo de 180 dias para elaborar estudos técnicos que subsidiem uma tomada de decisão quanto às previsões financeiras, operacionais e estruturais da Tarifa Zero no município”, informa.

    A comissão especial criada para analisar a concessão da implantação da Tarifa Zero em Bragança Paulista terá a responsabilidade de estudar diversos aspectos técnicos e financeiros que possam viabilizar a gratuidade do transporte público no município. “Entre os principais pontos a serem avaliados está o impacto financeiro, com um levantamento detalhado das fontes de financiamento que garantem a manutenção do sistema sem que os custos sejam repassados aos usuários. Além disso, será comprovado a demanda de passageiros, com estudos sobre o fluxo atual de usuários e projeções de crescimento”, lembra.

    Outro fator é a infraestrutura operacional, que envolve a avaliação da frota existente, das linhas em operação e da possível necessidade de ampliação ou readequação da rede de transporte. “A comissão também examinará diferentes modelos de custeio, considerando alternativas como repasses públicos, subsídios governamentais e parcerias com a iniciativa privada para garantir a sustentabilidade financeira do projeto”.

    “Por fim, serão analisados os impactos da Tarifa Zero na mobilidade urbana e sustentabilidade, avaliando como a gratuidade do transporte pode influenciar a redução do uso de veículos particulares, melhorar o trânsito e contribuir para a preservação ambiental. Esses estudos serão fundamentais para embasar as decisões sobre a previsão da política tarifária e sua possível implementação em Bragança Paulista”, finaliza a Prefeitura.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.