Por merecimento, o Major PM Wanderley Turolla Alves Cardoso é promovido ao posto de Tenente-Coronel, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a partir deste domingo, dia 15 de dezembro de 2024. 

    A promoção, de acordo com o Decreto de 12 de dezembro de 2024, do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje. Atualmente, Wanderley Turolla atua no Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), na cidade de Campinas.

    Missão
    Por onde passou, durante os 34 anos na Instituição, promoveu ações em prol da população, desenvolveu projetos, esteve à frente em operações policiais que reduziram drasticamente os índices criminais nas cidades que comandou. Humilde, carismático e profissional ao extremo.

    Nascido em Amparo no dia 23 de julho de 1971, a história de Wanderley na Polícia Militar teve início em 1990. Soldado, depois Cabo, Sargento, Tenente, Capitão, Major e agora, por merecimento, Tenente-Coronel.

    Trajetória
    Durante o curso de aperfeiçoamento de Oficiais, o então Major Turolla desenvolveu a tese sobre o PROBEM, onde quebra-se o círculo vicioso dos jovens sem limites e propensos ao cometimento de infrações, tornando-os praticantes e fiscais de valores indispensáveis para uma vida realmente comunitária, com o resgate da disciplina informal, em que o coletivo e o individual estarão em harmonia.

    Na formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizado em setembro de 2019, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos. A honraria, instituída por meio de decreto em 1975, foi entregue em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os Policiais Militares se tornem aptos ao posto de Major, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM.

    Março de 2024
    Mais um capítulo foi escrito em sua vida no dia 8 de março deste ano, quando recebeu o título de Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

    A tese de doutorado foi sobre o Sistema Integrado de Trabalho, abrangendo o Gabinete de Gestão Integrada, o qual foi um dos idealizadores, tendo auxiliado na criação do GGI de Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Jarinu, Mairiporã, Guarulhos, Bragança Paulista, Joanópolis, entre outros.

    Assim, a conquista de sua graduação como Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e os 34 anos de carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo, representam o resultado de um trabalho dedicado e incansável de Wanderley Turolla.

    Por onde passou, deixou saudades e amigos diante do brilhante trabalho realizado. Parabéns Tenente-Coronel Turolla. Exemplo a ser seguido por todos: policiais e população.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.