“No mundo empreendedor, você tem que mudar. Não dá para ser a mesma pessoa e esperar resultados diferentes.” Essa frase dita pela empresária Tatiana Nagem da Silva, moradora de Atibaia, é um dos pensamentos que o Empreenda desperta. Entre outubro e novembro deste ano, foram concluídas, na cidade, duas turmas do curso, que também foram as primeiras de 2024 promovidas pelo Sebrae-SP em Atibaia/SP.

No período, os participantes estiveram imersos em um ambiente de aprendizado e troca de experiências com outros empreendedores, dedicando nove horas diárias ao desenvolvimento de suas habilidades, durante seis dias. A iniciativa foi colocada em prática em parceria com a Prefeitura, responsável por destinar recursos para que fosse implementada gratuitamente, e também com a Associação Comercial e Industrial de Atibaia (Acia) e a Fatec Atibaia. Ambas disponibilizaram os espaços para as aulas.

No encerramento da primeira turma, Tatiana, que já havia feito o Empretec e participado do programa ALI (Agente Local de Inovação) no ano passado, enfatizou a importância de compreender o seu lado empreendedor, participar das consultorias oferecidas pelo Sebrae-SP e de aprender sobre planejamento estratégico. “Eles me ajudaram a identificar e corrigir falhas no meu negócio”, contou. Sua empresa é uma gráfica especializada em produtos diferenciados, entre eles malas confeccionadas com garrafas pet e placas ecológicas usadas para construir móveis e casas.

Após a conclusão do Empreenda, Tatiana pretende continuar expandindo sua empresa e, consequentemente, contribuindo com a comunidade local. O negócio atende médias e grandes empresas, a exemplo do Instituto Ronald McDonald, e tem unidades em Guarulhos e São Paulo, além de Atibaia. “Com o apoio de pessoas e instituições certas, como o Sebrae e a Prefeitura, e a disposição para mudar, é possível alcançar grandes resultados no mundo dos negócios”, disse.

Outra aluna que finalizou o Empreenda em Atibaia foi a Ana Ângela Pereira Silva, designer de balões personalizados para festas e eventos corporativos. Empreendedora há oito anos, ela tem um ateliê em casa e quer inaugurar, futuramente, uma loja física para atrair mais clientes. Com o Empreenda, Ângela passou a acreditar mais no seu potencial para chegar a esse patamar.

“Antes eu achava que os cursos do Sebrae não eram para mim, porque me considero uma artesã. Mas, com o surgimento de vagas em Atibaia para participar do Empretec, no ano passado, e do Empreenda, neste ano, entendi que as oportunidades do Sebrae-SP são para qualquer empreendedor que tem vontade de crescer, independentemente do seu segmento. O Empreenda, por exemplo, me ajudou a desenvolver minhas forças e identificar o que é possível melhorar no meu negócio”, relatou.

Já para a esteticista Daniela Conceição o Empreenda foi libertador. Após mais de 20 anos trabalhando no salão de beleza da irmã, ela tem se dedicado ao empreendedorismo desde maio, após montar um estúdio de estética facial e corporal na sua casa. “Eu sempre foquei no trabalho e nunca pensei no lucro. Com o Empreenda, abri a minha mente para muitas coisas que antes eu não visionava. Por exemplo, hoje trabalho sozinha e a professora do curso me mostrou que ter parcerias é positivo. Além disso, as atividades em grupo me ajudaram a destravar um pouco e melhorar minha comunicação. Fiquei muito satisfeita”, explicou.

Cláudio Dutenhefner contou que essa foi a primeira vez dele em um curso do Sebrae-SP. Ele começou sua jornada empreendedora há cerca de quatro anos, quando fundou por conta própria uma cafeteria, atualmente com quatro funcionários. Em 2020, quase fez o Empretec, mas a turma foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. “Algo que me chamou a atenção no Empreenda foi o conteúdo. Por ser bem abrangente, consegue atingir diferentes grupos de empreendedores, incluindo pequenos comerciantes como eu”, ressaltou.

Ao todo, 23 moradores de Atibaia concluíram o Empreenda em 2024. O curso é oferecido pelo Sebrae-SP para quem deseja desenvolver práticas e comportamentos empreendedores e aplicá-los no seu negócio. Nele, são abordados temas como oportunidade e plano de negócios, estabelecimento de metas e análise de risco, além de ferramentas e métodos de gerenciamento. Para saber mais, clique aqui.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.