O procurador-geral de Justiça inaugurou oficialmente a unidade do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) de Bragança Paulista, na sexta-feira (1º). Com este equipamento, instalado em um prédio cedido pela prefeitura, o MPSP passará a intensificar o acolhimento às vítimas, prestando apoio jurídico, social e psicológico. Para tanto, a Universidade São Francisco cederá profissionais e estagiários da área de psicologia para atuar no local, sob a orientação dos promotores de Justiça.

“No NAVV, o nosso compromisso é com a escuta humanizada”, assinalou Oliveira e Costa. “O que nós fazemos é buscar mudar a vida das pessoas”, acrescentou o PGJ.

“A sua presença é uma deferência a Bragança Paulista”, disse o promotor Rogério Filócomo, que coordena o núcleo. Em sua manifestação, ele repetiu ipsis literis um trecho do discurso da cerimônia de posse de Oliveira e Costa. “É a vítima a essência e a finalidade de nossa atuação”, enfatizou Filócomo, expressando que esse compromisso é de todos os membros da instituição. “É uma conquista para o município”, disse a professora Patrícia Teixeira Costa, representando a universidade. “A dor dessas vítimas deve ser acolhida”, destacou Tatiana Callé, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim).

“É preciso ter empatia e técnica. E o NAVV traz empatia e técnica”, afirmou o secretário do Conselho Superior do MPSP, Arthur Lemos Junior, que, na condição de secretário especial de Políticas Criminais, deu início, em 2022, às tratativas com a Promotoria local para a instalação do equipamento. “Isso aqui é a concretização do nosso sonho”, sustentou o prefeito Amauri Sodré.

Além das autoridades a quem a palavra foi franqueada, compareceram ao evento, entre outras personalidades, Ivan Agostinho (subprocurador-geral de Justiça Criminal), Laércio Mendes Ferreira Filho (juiz diretor do Fórum de Bragança), Gislene Cristiane Bueno (presidente da Câmara e vice-prefeita eleita), Dr. Sandro Montanari (Delegado Seccional), Tenente-Coronel Hélio Patrício (Comandante do 34º BPM/I), Dorival Francisco Bertin (secretário municipal de Segurança) e Gustavo Risi (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Bragança).

Vera Taberti (coordenadora especial de Assuntos Eleitorais da PGJ), Mylene Comploier (chefe de Gabinete da PGJ), Vanessa Therezinha (coordenadora do Núcleo de Gênero do CAOCrim), Fernanda Moretti (CAOCrim), Fábio Goulart (chefe de Gabinete da Subprocuradoria-Geral de Justiça Criminal) e Márcio Escudeiro (assessor da Diretoria-Geral), bem como os promotores Diego Montanheiro (Atibaia), Sandra Montanheiro (Nazaré Paulista), Jorge Braga Costinhas Junior (Piracaia), Marcela Bianchini (Campinas), Cristiano Pereira Moraes Garcia, Kelly Cristina Alvares Fedel, Ana Maria Buoso, Carmen Tanikawa e Ricardo Zampieri (estes cinco últimos de Bragança Paulista) também estiveram presentes. A diretora regional da Área de Campinas, Milena Galassi, também prestigiou o evento.

O NAVV contará com uma viatura cedida pelo Ministério da Justiça em acordo feito com o MPSP.

Com informações do MPSP

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.