Celebrando através da música e das artes os valores sociais e culturais das águas de São Paulo, o Festival apresenta, como principal atração de domingo, trio formado pela soprano Marília Vargas, Liuba Klevtsova (harpa) e Vana Bock (violoncelo). O repertório é formado exclusivamente por obras de mulheres compositoras que abordam a importância das águas. Programação gratuita reúne ainda passeio guiado, palestra, oficina e show de Tony Viola com o grupo de Capoeira do Mestre Bené.

    O FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas está chegando na sua reta final neste mês de setembro. Depois de abrir sua primeira edição em Ilhabela com a apresentação de Danilo Caymmi e Claudio Nucci (14/7), seguir para Iporanga com o violonista Fabio Zanon e o flautista Marcelo Barboza (4/8), levar a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro para Campos do Jordão (31/8) e o Hamilton de Holanda Trio para São Bernardo do Campo, o festival chega agora em Nazaré Paulista, promovendo uma diversificada programação gratuita entre os dias 12 e 15 de setembro. Com direção artística de Pablo Castellar e patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o FASA apresentará, até o final deste mês, espetáculos gratuitos, com músicos de renome nacional e artistas locais, palestras e visitas guiadas às águas de cada território, além de diversos conteúdos virtuais, celebrando o valor cultural, social e os costumes em torno deste elemento vital.

    Em Nazaré Paulista, as atividades começam na quinta-feira, dia 12, com o oferecimento de uma Oficina Criativa, às 8h30, no Centro Sociocultural Pedro Bispo de Sena, ministrada por Wilton Garcia, artista visual, docente da Fatec, pesquisador Fapesp, doutor em comunicação pela USP. Com o reuso de material do cotidiano e a utilização de diferentes técnicas, o objetivo desta atividade coletiva é a criação de um painel visual de elementos da água, em formato cortina suspensa em larga escala (300x200cm). A oficina será voltada para estudantes e docentes de escola pública da cidade e demais moradores interessados em participar.

    No sábado, dia 14, a soprano Marília Vargas irá oferecer, no mesmo local, uma Masterclass de Canto, às 16h. Grande atração do festival no dia seguinte, Marília é Professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado. É também professora de Canto Lírico da Escola Municipal de Música de São Paulo, e professora convidada da Academia do Neojiba, em Salvador.

    No domingo, dia 15, às 10h, acontecerá o Passeio FASA no Club Porto Valente. Já às 14h, no Salão Paroquial da Igreja N. Sra. de Nazaré, o Reflexões FASA irá trazer como palestrante Andrea Pupo , graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (1994) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2006). Com especialização em Ciência e Tecnologia pela UFABC (2012), Andrea é mestra em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPÊ (2017), e é coordenadora de projetos de educação ambiental do Instituto Ipê.

    Às 15h, no FASA da CASA, o artista local Tony Viola se apresenta com o grupo de Capoeira do Mestre Bené na Praça da Igreja N. Sra de Nazaré.

    O grande concerto do dia ficará a cargo do recital na Igreja N. Sra. De Nazaré, às 17h, do trio formado pela soprano Marília Vargas, a harpista Liuba Klevtsova e a violoncelista Vana Bock. Juntas, apresentarão o espetáculo “Águas Vertentes” reunindo um repertório integralmente formado por obras de mulheres compositoras e que explora a temática das águas. Entre as brasileiras, obras de Babi de Oliveira, Diva Ponse e Helza Camêu, além das europeias Fanny Mendelssohn, Clara Schumann e Nadia Boulanger. O concerto abordará temas comuns entre os continentes como as sereias, o mar, os rios e riachos, e também representações femininas claramente regionais, nas formas de Janaína ou Lorelei.

    “A música, o feminino e a conexão com as águas são o mote que nos inspirou para este programa ímpar, que reúne compositoras e compositores da Europa e do Brasil”, revela Marília Vargas. “Destacamos a presença de compositoras brasileiras que até então se encontravam no anonimato e cujas histórias não temos conhecimento, enquanto outras, mesmo já conhecidas e festejadas, ainda tem muito pouca visibilidade. Este programa pretende trazer luz a esta produção musical e oferecer ao público uma experiência inédita, incluindo uma estreia mundial de peça composta especialmente para o programa, pela jovem compositora Maria Clara Valle”, complementa.

    Marília Vargas Trio
    Uma das mais ativas e respeitadas sopranos de sua geração, Marília Vargas divide seu tempo entre o ensino, a preparação vocal de coros, e sua carreira de solista. Sua intensa atividade musical nas últimas temporadas inclui concertos com diferentes orquestras e formações de câmara. Realizou inúmeras gravações para rádio e TV brasileiras e europeias. Em março de 2024, estreou seu primeiro programa na Rádio Cultura FM, Mater Música – um panorama das mulheres compositoras através dos tempos.

    A violoncelista Vana Bock integra a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde 1998 e é Mestre em Artes (Performance Musical) pela ECA-USP. Uma das idealizadoras e coordenadoras da ABRACELLO (Associação Brasileira de Violoncelistas). Foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Orquestra Jazz Sinfônica e chefe de naipe da Orquestra Municipal de Jundiaí. Foi bolsista da Fundação Vitae e do Ministério da Cultura, especializando-se em violoncelo e música de câmara na Academia Ferenc Liszt, em Budapeste, Hungria (2000 a 2003). É violoncelista de diversos grupos de música de câmara, dentre eles o Quadril Quarteto de Cordas, Núcleo Hespérides, Duo Imaginário, Neymar Dias Trio e Duo Villa Brasil.

    Já a harpista Liuba Klevtsova é natural de Moscou, onde estudou, com formação acadêmica no Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Vera Dulova no ano 2000. Depois, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, onde atua como harpista principal e professora da Academia da OSESP.

    SERVIÇO:
    FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas em Nazaré Paulista
    De 12/9 a 15/9
    Entrada franca

    Programação
    12 de setembro
    Atividade: Oficina Criativa, ministrada pelo artista visual Wilton Garcia
    Local: Centro Sociocultural Pedro Bispo de Sena
    Horário: das 8h30 – 11h30
    Público: estudantes e docentes de escola pública e demais interessados/as
    Vagas: até 30 pessoas

    14 de setembro
    Atividade: Masterclass de Canto com Marília Vargas
    Local: Centro Sociocultural Pedro Bispo de Sena
    Horário: 16h00 às 19h00
    Público: Cantores a partir de 16 anos de idade
    Vagas: até 20 pessoas

    15 de setembro
    Horário: 10h00
    Atividade: Passeio FASA
    Local: Club Porto Valente
    Vagas: 15 pessoas
    Inscrições pelo whatsapp 21 995827353

    Horário: 14h00
    Atividade: Reflexões FASA
    Ministrante: Andrea Pupo
    Local: Salão Paroquial da Igreja N. Sra. de Nazaré

    Horário: 15h00
    Atividade: FASA da CASA
    Local: Praça da Igreja N. Sra de Nazaré
    Apresentação com o artista Tony Viola e com o grupo de Capoeira do Mestre Bené

    Horário: 17h00
    Atividade: Concerto FASA
    Local: Igreja N. Sra. De Nazaré
    Concerto com Marília Vargas Trio

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.