Com destaque na educação básica e resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), duas escolas municipais de Atibaia, Professora Maria Helena Faria Ferraz e Professor Guilherme Pileggi Contesini, se sobressaíram. Ambas com nota 8,1, destacaram-se como as melhores entre as escolas municipais do 1º ao 5º ano no Estado de São Paulo.

    Atibaia como referência nacional
    O desempenho das escolas municipais de Atibaia destacou novamente a Educação local. A cidade não apenas superou a média nacional do IDEB, que é de 6,0, mas também demonstrou uma consistência notável em todas as suas escolas. A menor nota obtida pelas escolas municipais de Atibaia foi superior à média nacional, evidenciando a excelência educacional do município em nível nacional.

    Um exemplo marcante de evolução é a EM Maria Kazuko Higashioka, que alcançou um crescimento significativo de 1,2 ponto em relação ao IDEB anterior, mostrando o impacto positivo das estratégias pedagógicas adotadas.

    Investimento de qualidade
    De acordo com a Secretaria de Educação, a continuidade e consistência no trabalho pedagógico são aspectos-chaves do resultado. A equipe gestora da Escola Maria Helena, por exemplo, permanece unida há mais de 10 anos, garantindo a continuidade dos projetos e estratégias educacionais. “As professoras acompanham desde o primeiro ano, elas já sabem qual é o foco principal, seja alfabetização ou fluência leitora das crianças”, afirma Celeste Yoshida, diretora da escola.

    “A Prefeitura de Atibaia tem feito investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia educacional, como a expansão do ensino integral. Em 2020, a cidade contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral, e esse número dobrou para 12 em 2024, ampliando as oportunidades de aprendizado para milhares de alunos”, lembra.

    Tecnologia e Educação aliadas
    Ainda segundo a Prefeitura, a implementação do programa EduConecte Atibaia, iniciado em 2022, proporcionou cerca de 10 mil tablets e uma plataforma digital com conteúdos para estudantes do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). “Essa iniciativa tecnológica, aliada à distribuição de mais de 900 notebooks para educadores e à instalação progressiva de laboratórios de informática, tem transformado a forma como os alunos aprendem, tornando o ensino mais dinâmico e interativo”.

    A aluna Valentina, do 4º ano da Escola Municipal Professora Maria Helena Faria Ferraz, exemplifica esse novo modelo de ensino: “A gente tem aulas com tablet, então a gente aprende brincando. Também temos aulas de jogos na informática, aprendendo contas, países. É muito legal, é um jeito de aprender mais divertido”.

    Incentivo à leitura
    A Prefeitura lembra que outro fator que contribuiu para o sucesso das escolas foi o investimento em iniciativas de incentivo à leitura. Programas como o “Ler e Escrever: Fonte do Saber”, o Reencontro Anual dos Pequenos Leitores, a Avaliação de Fluência Leitora, e a distribuição de livros para todos os estudantes ajudaram a desenvolver as habilidades de leitura e compreensão dos alunos, desde a creche até o ensino fundamental.

    “As escolas municipais da cidade alcançaram a nota 7,3 posicionando Atibaia como a melhor cidade do Estado de São Paulo e a 4ª melhor do país, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Com grandes investimentos e um trabalho pedagógico contínuo, Atibaia solidifica sua posição de destaque na educação e continua a estabelecer padrões elevados de qualidade educacional para municípios de todo o país”, finaliza.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.