A Prefeitura de Atibaia, por meio da Defesa Civil, reiterou nesta quarta-feira (7) notificação que já havia sido feita aos moradores que residem nas ruas Cristiano Kisberi e Coronel Cipriano, no bairro Paraíso do Tanque, quanto à necessidade de desocupação imediata de cinco imóveis interditados em virtude do risco geotécnico identificado na área.

    Jornal g8 nas redes sociais: Clique  Facebook, Instagram, X.com, TikTok, YouTube

    De acordo com a Defesa Civil, as famílias afetadas já haviam sido notificadas em 4 de abril em relação à interdição, sendo informadas sobre a necessidade de desocupação, com base em avaliação técnica que apontou risco iminente de escorregamento de massa terrosa nas proximidades da Rua Cristiano Kisberi. “Apesar da interdição formal, os imóveis seguem ocupados, expondo os moradores a risco significativo de colapso estrutural”, afirma.

     Clique aqui para seguir o canal do Jornal g8 no WhatsApp

    Ainda segundo a Defesa Civil, está em curso uma nova inspeção técnica, com o objetivo de atualizar o diagnóstico das condições dos imóveis e do talude adjacente. Paralelamente, estão previstas intervenções de estabilização de solo, com foco na contenção e mitigação do risco geológico.

    “A ação integra uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias municipais. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social presta atendimento às famílias impactadas, com oferta de acolhimento e suporte social. Já a Secretaria de Obras e Serviços acompanha a situação e atua no planejamento das obras emergenciais”, lembra.

    “Cabe destacar que, em maio de 2024, ainda na gestão anterior, a Defesa Civil havia emitido alerta técnico à Secretaria de Obras sobre a instabilidade dos taludes na Rua Cristiano Kisberi. Não foram registradas intervenções na ocasião. Desde então, a situação evoluiu, com surgimento de fissuras no pavimento e infiltrações no calçamento, comprometendo a estabilidade da via e aumentando o grau de risco para a infraestrutura urbana e para a segurança de pedestres e condutores”, finaliza.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.