A Polícia Civil de Piracaia prendeu quatro homens nesta quarta-feira (26) acusados de praticar furtos na região Bragantina.

Tudo começou quando a Polícia Civil tomou conhecimento de vários furtos ocorridos recentemente nas cidades de Atibaia, Nazaré Paulista, Vargem, Bom Jesus dos Perdões e Bragança Paulista, e que, os integrantes da quadrilha, possivelmente residiam em Piracaia.

Os criminosos tinham como alvo principal o furto de ferramentas e equipamentos agrícolas. Diante do avanço das investigações, foi obtido junto à 1ª Vara da Comarca de Piracaia mandado de busca e apreensão domiciliar.

Ontem (26), os Policiais Civis de Piracaia em conjunto com policiais da Seccional de Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, SIG de Atibaia, Polícia Militar, GCM de Piracaia, ROMU e CANIL da GCM de Atibaia, realizaram uma operação conjunta para cumprimento dos mandados nos municípios de Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Atibaia.

Na primeira residência, durante as buscas realizadas no local, foram localizadas diversas ferramentas elétricas e agrícolas, sem procedência. Na outra residência, foram encontradas mais duas ferramentas, uma esmerilhadeira e um perfurador de solo.

O primeiro morador alegou que recebeu as ferramentas como forma de pagamento por serviços prestados. O segundo, disse que não eram de sua propriedade, mesmo estando em sua casa.

A Equipe de Canil da Guarda Civil Municipal de Atibaia localizou diversas munições de calibres variados no local. No interior do veículo do segundo homem, havia porções de maconha.

Todas as ferramentas localizadas em poder dos indiciados foram apreendidas, bem como telefones celulares.

Nas investigações preliminares realizadas pela Polícia Civil, que resultaram na expedição de mandado de busca e apreensão, havia fortes evidências de que esse grupo criminoso atuava mediante emprego de arma de fogo, tratando-se de uma associação criminosa armada que agia em diversas cidades da região Bragantina.

A operação deu prosseguimento em outros endereços. Um deles, o homem, apontado como o chefe do esquema criminoso, havia em sua residência diversas ferramentas sem procedência e grande quantidade de fios de cobre. O homem não soube explicar a origem. Foi apreendida ainda a quantia de R$ 5 mil.

No outro endereço, o homem, diante de pesquisas nos sistemas policiais, verificou-se que ele havia sido preso no dia 15 de março deste ano, na cidade de Vargem, após ter sido surpreendido praticando furto no interior de uma empresa. Informalmente, confessou que, quando de sua prisão, estava na companhia de dois homens que fugiram com a chegada da polícia. Aos policiais, mencionou que chegou a praticar outros furtos com dois dos detidos, identificando que algumas ferramentas localizadas na casa deles, durante a ação policial de ontem, haviam sido furtadas nesta terça-feira (25), em Atibaia, conforme consta em boletim de ocorrência.

O quarteto foi encaminhado ao Plantão Policial de Piracaia, permanecendo à disposição da Justiça. Dentre os objetos apreendidos havia furadeiras, esmerilhadeiras, roçadeiras, serras elétricas, podador de cerca viva, balanças de precisão e parafusadeiras, além de diversas munições.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.