O prefeito de Atibaia, Daniel Martini, participa nesta terça-feira (25), nos Estados Unidos, do “Governance for Peace” (Governança para a Paz), evento promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) na cidade de Washington D.C..

    A OEA é reconhecida internacionalmente e foi fundada em 1948 com o propósito de criar uma rede de solidariedade e cooperação entre os Estados do continente americano. O convite para o encontro foi feito por representantes da organização. A participação de Atibaia em um encontro da OEA é inédita, sendo um momento histórico para a cidade.

    Atibaia tem ações e experiências nas áreas de segurança pública, educação e desenvolvimento social e econômico, que podem contribuir com a discussão das pautas propostas.

    Representantes de governos subnacionais (entidades que operam abaixo do nível do governo nacional, como os estados e municípios) de países do continente americano terão a chance de expor seus projetos e boas práticas de acordo com os temas propostos, que são: fortalecimento da democracia e melhoria da administração, construção da paz e segurança, garantia de direitos e projetos de desenvolvimento. O evento será realizado na sede da Secretaria-Geral da OEA.

    Este é o primeiro encontro de “Diálogo Hemisférico com Governos Subnacionais” da OEA, que contará com participação do Congope (Consórcio de Governos Provinciais Autônomos do Equador), da Secretaria para o Fortalecimento da Democracia (SSD – Secretariat for the Strengthening of Democracy) e Departamento para a Promoção da Paz e Coordenação com os Governos Subnacionais (DPPCSG – Department for the Promotion of Peace and Coordination with Subnational Governments), ambos da própria OEA. A proposta é promover o diálogo entre autoridades dos governos e possibilitar a troca de experiências, em busca da promoção da paz e do fortalecimento dos direitos humanos e da democracia.

    Organização dos Estados Americanos

    A OEA tem compromisso com o estabelecimento da democracia nos países e, em fevereiro, representantes da organização estiveram no Brasil para avaliar o estado da liberdade de expressão no país e consolidar um relatório sobre os desafios e avanços no tema. Eles estiveram reunidos com membros dos Poderes, incluindo congressistas e ministros do Supremo Tribunal Federal.

    A OEA atua como um fórum para o diálogo político e a resolução pacífica de conflitos, o que é crucial para a estabilidade regional. Para o Brasil, que é uma das maiores democracias da América Latina, a OEA oferece um espaço para defender e fortalecer os valores democráticos, além de monitorar processos eleitorais e apoiar a consolidação de instituições democráticas.

    A participação ativa do Brasil na OEA reforça seu papel como um líder regional e contribui para a construção de um continente mais justo, seguro e próspero.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.