O espaço cultural e patrimônio histórico Casarão Julia Ferraz estará aberto neste final de semana para visitas mediadas gratuitas.

Os visitantes poderão percorrer todo o prédio de 1776, incluindo jardim e andar superior com móveis e objetos antigos, conhecer histórias e curiosidades sobre o sobrado e a cidade de Atibaia, os aspectos construtivos do Casarão Julia Ferraz que é feito de taipa, a vida cotidiana nos tempos em que o Casarão era moradia e sua atuação como espaço cultural.

Para os interessados, a participação é gratuita e acontece neste sábado (22) e amanhã (23), com inscrição no local no horário da atividade. A visita mediada é uma ação de projeto de manutenção de atividades de Pontos de Cultura contemplado em edital, com realização do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

Serviço

Visitas Mediadas ao Casarão Julia Ferraz
Quando:
• 22/03 (sábado) às 11h
• 23/03 (domingo) às 16h
Atividade gratuita

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura, ponto de memória e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior.

Teve seu trabalho certificado como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus, Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP.

Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Sobre a AsPAS

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.