Quinta-feira, dia 20 de março, primeiro dia da estação de outono será marcada pelo Sol predominando entre muitas nuvens em todo o Estado de São Paulo, o que favorece a sensação térmica abafada.

    No decorrer do dia, com o afastamento da frente fria do território paulista, haverá condições para pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em parte do Estado, em virtude do aquecimento diurno junto com o transporte de umidade vindo do oceano.

    Diante disso, os atuais modelos meteorológicos não indicam previsões para acumulados significativos sobre o território paulista, mas como ainda há chance de temporais isolados, especialmente na faixa leste e norte paulista, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para transtornos.

    Na capital, as temperaturas variam entre 18 e 25 graus.
    Em Franca, mínima de 18°C e máxima de 26°C.
    Em Praia Grande, mínima de 22°C e máxima de 28°C.
    Já para região de Rancharia, mínima de 18°C e máxima de 32°C.

    Outono de 2025

    O outono de 2025 teve início às 6h01 desta quinta-feira (20) e se estenderá até as 23h42 do dia 20 de junho. Como uma estação de transição entre o verão e o inverno, o período será marcado por mudanças graduais no clima, com dias mais curtos, noites mais longas e temperaturas mais amenas, especialmente quando massas de ar de origem polar atingirem o Brasil.

    A Defesa Civil informa, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que ao longo dos próximos meses, a tendência é de redução gradativa das chuvas, tornando os períodos secos mais frequentes em grande parte do país. Além disso, a umidade do ar deve cair no período da tarde, o que pode impactar a saúde, exigindo maior hidratação e cuidados com problemas respiratórios.

    Os ventos também devem soprar com mais intensidade, aumentando a sensação de frio, enquanto a formação de nevoeiros será mais comum nas primeiras horas da manhã, podendo prejudicar a visibilidade em estradas e aeroportos. Já nas regiões mais frias, há possibilidade de geadas, especialmente durante as madrugadas.

    As previsões meteorológicas indicam que o outono de 2025 deve apresentar um volume de chuvas dentro da média histórica, enquanto as temperaturas ficarão acima do esperado para a estação. Apesar do calor previsto, a população deve se preparar para dias de grande amplitude térmica, com variações significativas entre as temperaturas mínimas e máximas. Além disso, há possibilidade de ondas de calor ao longo dos meses, o que exige atenção especial com grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

    Com informações da Agência SP 

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.