A Estação SESI de Cultura Atibaia recebe, no dia 1º de março, às 15h, a cantora Maria Pérola, que traz para a unidade o show “Sorriso Negro: Homenagem a Dona Ivone Lara”. A apresentação é gratuita, e a reserva de ingressos deve ser feita no Meu SESI. Clique aqui para reservar. 

Neste show, a cantora Maria Pérola interpreta Dona Ivone Lara, que, se estivesse viva, em 13 de abril de 2025, completaria 104 anos. Dona Ivone abriu caminho para as mulheres compositoras e cantoras em uma época em que a MPB e o samba eram dominados pelos homens. 

O projeto é uma forma de reconhecer a contribuição da raça negra para a cultura brasileira, especialmente a inclusão da mulher negra compositora no mundo do samba — sempre dominado por homens. 

No repertório, Maria Pérola traz clássicos do samba e da MPB, com um especial dedicado a Dona Ivone Lara, incluindo “Acreditar”, “Sorriso Negro”, “Sonho Meu” e “Liberdade”. 

Maria Pérola 

Mulher preta, nordestina, cantora, compositora e violonista, Maria Pérola é um dos nomes que devem estar no seu radar. A jovem, que deu os primeiros passos na arte ainda na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, lança seu primeiro EP, “Meu Nome é Pérola”. 

Trazendo muita identidade e diversidade musical, o projeto chegou às plataformas digitais em outubro de 2022, reunindo quatro faixas, sendo três autorais e uma releitura. O show é sucesso de crítica e público. 

Ganhadora do Prêmio Suburbano Convicto 2019 na categoria Músico, ao lado de artistas como Leci Brandão, Thaide, DJ Um e Criolo, a artista recebeu o prêmio com a música intitulada “Música Popular Periférica”. Também ganhou o prêmio de Melhor Cantora no Festival Lollo Terra 2021. 

O show tem duração de 60 minutos e classificação livre. 

 Por: Comunicação Regional SESI

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.