Rean Mansur, que reside em Atibaia/SP e estuda na Escola Estadual Professora Aracy Bueno Conti, embarcou na quinta-feira (30) com destino ao Canadá.

O aluno Rean, de 15 anos, está prestes a viver uma das maiores experiências de sua vida. Ele foi selecionado para o programa Prontos pro Mundo, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que leva estudantes para um intercâmbio em países de língua inglesa.

A Dirigente Regional de Ensino em Bragança Paulista, Rosângela Valério, acompanhou o embarque de Rean e dos estudantes da região bragantina que também participam do Programa “Prontos Pro Mundo”.
.
O governador em exercício Felicio Ramuth acompanhou, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o embarque da primeira turma de estudantes com destino ao Canadá. Divididos em dois voos, 88 jovens viajaram para iniciar os estudos pelo programa inédito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que oferece intercâmbio gratuito em países de língua inglesa a alunos da rede estadual.

Na manhã de quinta-feira outros 24 estudantes partiram para a Nova Zelândia. Com os três voos de quinta-feira, o programa já embarcou 332 dos 1.000 intercambistas que viajam em 2025.

“Por meio de programas como o Prontos pro Mundo, fornecemos ferramentas para que os jovens desenvolvam habilidades de comunicação que o mercado de trabalho exige. Os estudantes que embarcaram hoje, e os colegas que já estão no Reino Unido e na Nova Zelândia, vão fortalecer seu caminho profissional e também a trajetória pessoal com uma experiência transformadora”, afirmou Felicio Ramuth.

A agenda também contou com a presença do secretário executivo da Educação, Vinícius Neiva; e da cônsul-geral do Canadá, Caroline Charette. O Prontos pro Mundo oferece 75 mil bolsas de inglês online e selecionará, anualmente, 1.000 estudantes do Ensino Médio que permanecerão por três meses em países de língua inglesa, sendo 500 por semestre.

Além da Nova Zelândia e Canadá, Reino Unido e Austrália estão entre os destinos disponíveis aos estudantes selecionados.

O intercâmbio é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Share.

Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.