A Unifaat abre a 10ª Mostra de Alunos de Artes Visuais e Fotografia no dia 8 de outubro, no Centro Cultural André Carneiro, no Centro de Atibaia. A mostra traz a diversidade, multidisciplinaridade e visualidade que definem o artista educador e o fotografo. A exposição acontece com a participação efetiva dos alunos e alunas do curso de Licenciatura de Artes Visuais e do curso tecnológico em Fotografia, com o apoio de professores e coordenador dos cursos, e estará aberta para visitação até dia 1º de dezembro.

    No décimo aniversário da mostra, o tema principal é a integração entre o “ser”, o “fazer” e o “ensinar” arte, aprofundando-se na formação completa dos profissionais artistas, educadores e fotógrafos, tanto em seu caráter emocional quanto em suas técnicas. Pela primeira vez a mostra reúne a contemplação e o fazer artístico com dez oficinas gratuitas ministradas por professores e por alunos da Unifaat aos sábados de manhã e à tarde. Os interessados devem fazer inscrição para garantir a vaga.

    Quadro
    Os dois cursos da UNIFAAT trazem em comum a formação teórica e prática de artistas visuais, arte educadores e fotógrafos. O resultado pode ser visto a partir das obras dos alunos que passaram por uma curadoria que focou nos aspectos técnicos, estéticos e éticos das obras.

    “A arte transforma porque, no ato de fazer, você se projeta, se entrega. Cada criação é uma projeção de quem somos, mas a obra adquire vida própria depois de pronta. É nesse salto, nessa capacidade de se lançar, que a arte ganha seu poder transformador.”, afirma Flavia Amaral Rezende, coordenadora dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e de Fotografia.

    Cada obra representa o rigor técnico e a subjetividade que os docentes dos cursos valorizam na formação de cada um de seus alunos. A mostra proporciona aos estudantes um espaço para compartilhar suas criações e exercitar o olhar crítico e habilidades expressivas.

    As atividades visam também oferecer ao público uma experiência prática e autêntica, incentivando os visitantes a colocarem a “mão na massa”. Entre elas, estão oficinas sobre práticas como explosion book- (oficina de desenho, pintura colagem e origami); retratos fotográficos; fotografia publicitaria; estêncil, ministrada pelos alunos do quarto ano; música corporal; linguagem fotográfica e uma roda de conversa sobre “por que estudar fotografia e artes nos dias de hoje”.

    Inscreva-se nas oficinas gratuitas para explorar todo o potencial da arte. A UNIFAAT está dando um bônus para aqueles que ingressarem nos cursos, seja de Artes Visuais ou Fotografia, em 2025. Ao participar das oficinas, recebe um voucher de desconto para cursar uma das duas graduações.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.