A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou, nesta quinta-feira (12), a lista com os 500 estudantes selecionados para o Programa Prontos pro Mundo, intercâmbio inédito do Governo do Estado de São Paulo. Rean Mansur, um dos alunos classificados, estuda na Escola Estadual Professora Aracy Bueno Conti, em Atibaia.
“Hoje [12] é um dia de muita emoção nas escolas com alunos que conquistaram a sua vaga no primeiro intercâmbio internacional da rede estadual de ensino. Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossos estudantes. Diretores e diretoras das escolas estaduais estão relatando a inspiração instantânea que essa divulgação tem causado em outros estudantes, que têm a comprovação em seus colegas que este é um sonho possível”, comenta o secretário da Educação Renato Feder.
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.
A lista com os 500 estudantes selecionados para a viagem internacional a países de língua inglesa pode ser conferida no portal do Prontos pro Mundo. Conforme previsto no edital do Prontos pro Mundo, há prazo para recurso.
São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. A expectativa é que o embarque da primeira turma seja no início do ano de 2025.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025, será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital, até a classificação final.