No próximo sábado, dia 31 de agosto, às 10h30, o espaço cultural Casarão Julia Ferraz abre suas portas aos interessados em preservação e conservação de acervos para uma oficina teórica e prática ministrada pela museóloga Mariana Boujadi e pela restauradora Bárbara Zmekhol. As profissionais atualmente desempenham o importante trabalho de higienização, organização, conservação e catalogação do acervo bicentenário do Casarão Julia Ferraz, realizado pela AsPAS, Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz.  

    A oficina vai trabalhar com questões conceituais de conservação e restauro para fazer uma inicialização sobre o tema, falando sobre a importância do acondicionamento, da higienização, da proteção do acervo de agentes de degradação. Na parte prática, serão ensinadas técnicas de higienização e acondicionamento de acervos de papel, para que as pessoas possam trabalhar com seu próprio acervo em casa, de documentos, livros e fotografias. As ministrantes são Mariana Boujadi, responsável técnica do projeto, museóloga e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, atuante no Museu do Folclore em São José dos Campos; e Bárbara Zmekhol, restauradora  e arte-educadora, professora de Artes e Pedagogia na FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista  e instrutora de História da Arte e Iniciação à Conservação e Restauro da OSCIP VIA CULTURAL – SESC/SP. 

    Às 9h30, também no sábado (31), acontece uma visita mediada gratuita ao Casarão Julia Ferraz, que vai levar os participantes a explorar o seu interior, seus cômodos construídos em taipa, seus objetos e móveis antigos, seu jardim do início do século XX e o acervo bibliográfico recém organizado. Para os interessados, a participação, tanto na visita como na oficina, é gratuita, com inscrição no local no horário das atividades.

    Projeto Acervo do Casarão Julia Ferraz
    O Casarão Julia Ferraz, com mais de 240 anos de existência e permanência, dispõe de um grande acervo com publicações, livros, revistas, jornais e partituras musicais, programas de eventos culturais, registros sobre o artesanato local, cadernos, fotografias, quadros e documentos pessoais dos séculos XVIII, XIX e XX. Esses importantes documentos, permitem mapear a cultura de uma época expressa em papel, retratam modos de viver e pensar, revelam conhecimentos produzidos por gerações, que compõem nossa memória e identidade. 

    Neste projeto, estão sendo higienizados, organizados e catalogados 1.000 itens do acervo, que serão disponibilizados para o acesso da comunidade, estudantes e pesquisadores, contribuindo para a produção e difusão de conhecimento. Sua realização acontece através de projeto contemplado por edital do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo. O restante do acervo será trabalhado em novos projetos a serem realizados pela AsPAS. 

    Além das ações de salvaguarda do acervo, oficina de conservação e visitas mediadas, o projeto terá, em breve, o lançamento de 5 novos episódios do podcast Memórias de um Sobrado, com participação do público.

    Serviço:
    Oficina de conservação de acervos
    Data: Sábado, 31/08 às 10h30
    Visita Mediada ao Casarão Julia Ferraz
    Data: Sábado, 31/08 às 9h30
    Local: Casarão Julia Ferraz – Rua José Lucas, 11. Atibaia-SP.
    Evento gratuito e aberto ao público

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.