O Delegado Seccional de Bragança Paulista, Dr. Sandro Montanari falou à reportagem sobre o caso que aconteceu no sábado passado, dia 3, quando duas crianças foram atacadas por cães em um condomínio no bairro Jardim Imperial, em Atibaia.
Os meninos se locomoviam da casa de um deles para a residência do outro, quando foram atacados por quatro cães. Uma vizinha, percebendo a situação, agiu rápido e conseguiu salvar as crianças do ataque dos animais.
Com diversos ferimentos, os meninos foram conduzidos ao pronto-socorro de Atibaia, sendo medicados e liberados.
De acordo com o Delegado Seccional de Bragança Paulista, o primeiro crime cometido pelo proprietário desses cães é o crime de omissão de cautela. “O crime, na verdade, a contravenção de omissão de cautela, é aquela que a pessoa não tomou as providências cabíveis”.
Ainda segundo o Dr. Sandro Montanari, houve omissão de cautela por parte do dono dos cachorros, sem dúvida. “Quando ele abre o portão e os cachorros fogem, ele devia ter previsto isso. Esse é o primeiro ponto. Então, eu vou para um segundo fato, que isso vai ser verificado pela Polícia Civil de Atibaia. Nós vamos verificar se houve a intenção do dono desses cachorros que esses cães viessem a atacar essas duas crianças. No primeiro momento, a impressão que dá é que ele não quis praticar esse ato. Mas eu pergunto para você, a pessoa que tem quatro cães, abre [o portão] na frente de duas crianças, ele podia prever o resultado? Ele podia prever o que aconteceria? Ele assumiu o risco do resultado quando ele abriu o portão? Essa é a grande pergunta que vai ser investigada pela Polícia Civil. Nós vamos investigar, nós vamos tentar esclarecer a verdade e, se possível, fazer a justiça que for adequada ao fato”, finaliza.