Uma idosa de 85 anos que estava na Santa Casa de Atibaia desde o mês passado e aguardava vaga para realizar uma cirurgia vascular, foi transferida para o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, na terça-feira (23).
Tudo começou quando o jornal g8 recebeu uma denúncia no final de semana informando que uma paciente estava na Santa Casa de Atibaia a espera de uma vaga para realizar uma cirurgia.
Diante do grave relato e desrespeito ao Estatuto do Idoso, a reportagem atuou no caso questionando na segunda-feira (22) a Santa Casa de Atibaia e a Secretaria de Saúde do Estado. Informação extraoficial obtida pelo jornal, indicou que houve então uma reunião na terça-feira (23) entre a Saúde Estadual e Municipal. No mesmo dia saiu a vaga zero e a idosa foi transferida para o Hospital das Clínicas da Unicamp.
A vaga zero foi criada anos atrás pelo Ministério da Saúde para acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso.
Entenda o caso
Após tomar conhecimento da denúncia, a reportagem entrou em contato com a filha da paciente. Ela relatou que sua mãe deu entrada na Santa Casa de Atibaia no dia 26 de junho e que está com trombose nas pernas. Desde então, a situação vem piorando dia a dia.
Informou ainda que a Santa Casa disse que havia inserido o nome de sua mãe na CROSS e que não estava conseguindo vaga em nenhum hospital.
A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) é um sistema que foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde para regular a demanda e a oferta de leitos hospitalares da rede pública.
Saúde Estadual
Em nota ao g8, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou no início da noite de ontem (24) que “a paciente teve vaga liberada, nesta terça-feira (23), para o Hospital das Clínicas da Unicamp. A paciente está sendo acompanhada na especialidade de cirurgia vascular”.
A reportagem tentou obter maiores informações sobre a demora na tomada de decisão, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. O jornal g8 também entrou em contato com a assessoria de imprensa do HC da Unicamp. A matéria será atualizada assim que houver um posicionamento.
Santa Casa de Atibaia
Em nota enviada à reportagem na manhã de hoje (25), a Prefeitura de Atibaia esclareceu que “a paciente foi inserida na fila da CROSS [Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde] no dia 14/07, tendo a vaga para cirurgião vascular negada. Enquanto isso, foi atendida pelo ortopedista por ter um problema relacionado com a especialidade também, sendo a todo momento monitorada pela equipe da Santa Casa. Na terça-feira (23), após reunião com a diretoria da DRS-7 [Departamento Regional de Saúde VII] de Campinas, a paciente foi novamente inserida na fila da CROSS e foi transferida para o HC Unicamp”, finaliza.
A reportagem continua acompanhando o caso.