A programação do FMX Internacional reserva para este sábado, dia 1º de junho, os classificatórios da competição. Os treinos livres começam às 9h com treinos e, a partir das 11h, os oito pilotos convidados, representando Brasil, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos, entram na pista montada na arena do Centro de Convenções de Atibaia para definirem a ordem de entrada na grande final de domingo.
Na sessão deste sábado, os pilotos terão duas voltas, separadas por baterias, para realizarem suas apresentações. O resultado dessa fase será utilizado para a formação da Lista de Posicionamento, sendo essa a ordem de entrada dos pilotos na Fase Final, a ser iniciada pelo último colocado.
Nos treinos oficiais desta sexta-feira, alguns dos destaques da competição destacaram o novo formato do FMX Internacional, bem como o nível técnico dos pilotos desta edição.
O chileno Javier Villegas, bicampeão (2017 e 2023), ainda destacou a pista montada. “A pista está muito linda e misturaram duas modalidades de estilo livre, a rampa e o free ride, que utilizará os morros aqui do Centro de Convenções. Isso possibilita pulos incríveis e técnicos e, sem dúvida, será bem difícil para os juízes, pois o nível está bem elevado. Na minha opinião, tem tudo para ser a melhor edição do FMX Internacional de todos os tempos”, afirmou.
O brasileiro Gilmar Flores, o Joaninha, de Sinop–MT, vice no ano passado, também ressaltou o equilíbrio e a nova pista. “A expectativa é ótima. A pista está bem diferente em relação à última edição e temos quatro pilotos estrangeiros que andam bem e os brasileiros em grande momento. Tem tudo para ser um grande evento”, disse.
O evento encantou até mesmo quem está fazendo sua estreia no Brasil e numa rampa de terra. O colombiano Esteban Sanchez, de 28 anos, está animado com a novidade. “Tudo muito novo para mim. Será minha primeira vez em rampa de terra, já que sempre saltei em rampas de ferro e com as bags. Mas me senti muito bem nos treinos e espero fazer um bom evento”, declarou.
O Motocross Estilo Livre exige bastante técnica e criatividade dos pilotos. Na pista, eles devem criar uma rotina de manobras desafiadoras, levando em conta a execução, grau de dificuldade (dificuldade e desafio da manobra) e energia (forma, fluidez e impressão geral) extensão dos movimentos e como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos. O desempenho é avaliado por três juízes.
Baixa
O piloto Diego Djamdjian, de Bragança Paulista, que fazia parte do grupo de brasileiros no FMX Internacional, teve de abandonar a competição após uma queda da quinta-feira. Levado para o hospital, foi constatada uma fratura e ele deverá passar por cirurgia nos próximos dias. Sua saída não altera o formato do evento, já que um dos brasileiros seria reserva após o qualificatório de sábado.
O FMX Internacional 2024 tem organização e realização da IAPOIO e Esporte Multiplataforma, com patrocínio de Monster, Kia e 9F.com. O apoio especial é da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer.