As apresentações das duplas Lizandra e Victória, Jéssica e Juliana, serão gratuitas e acontecerão a partir das 16h, no Casarão Júlia Ferraz, na praça da Matriz, área central de Atibaia.

    O evento faz parte de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

    De acordo com os organizadores, o objetivo é dar protagonismo aos cantores, mestres, violeiros e violeiras e demais fazedores de cultura voltados à temática caipira, que raramente encontram espaço nas grades da programação pública ou privada.

    O festival é mais uma das ações do CTC Atibaia que, entre outros projetos, pretende não só resguardar e fomentar a cultura caipira da cidade e região, como também promover o diálogo com as comunidades que terão livre acesso a todas as atrações programadas ao longo do ano.

    A associação vem atuando com recursos próprios e é mantida por meio de editais e trabalho voluntário, desde a sua fundação.

    O espetáculo que abre o 4º Festival CTC Atibaia foi batizado de “Momento Viola em Flor”, e integra o projeto homônimo da associação, criado para valorizar as mulheres no universo da música caipira, âmbito ainda carregado de preconceitos, segundo a fundadora e coordenadora Ruth Rubbo, que também é violeira.

    “A luta incansável e revolucionária das produtoras musicais, intérpretes, compositoras e instrumentistas tem mostrado resultados surpreendentes, como poderão conferir nas apresentações das prestigiadas duplas que a 4ª edição do festival traz para a cidade”, disse Rubbo.

    As duplas
    As irmãs Jéssica e Juliana dedicam a vida à música há mais de 20 anos. Revelação do interior paulista, começaram a carreira na cidade de Itapetininga e já se apresentaram em várias regiões do país e em emissoras de televisão.

    Dividiram o palco com artistas como Chitãozinho & Xororó, Fernando e Sorocaba, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Jads & Jadson, Trio Parada Dura, Sérgio Reis, As Galvão, entre outros.

    Já as irmãs violeiras da cidade de Nova Odessa (SP), Lizandra e Victória, levam consigo o amor e o respeito pela bandeira da música raiz.

    Iniciaram a carreira em 2021 e desde então vêm se consolidando a partir de releituras de grandes obras da música caipira, além de composições próprias.

    Foram requisitadas em grandes eventos musicais do interior paulista, nas cidades de Franca, Barretos, Brotas e Cosmópolis.

    A defesa da cultura caipira da dupla também aparece no repertório inspirado nas cantoras Leyde e Laura, As Galvão e Irmãs Barbosa, além de instrumentistas como Bambico, João Mulato e Rudy Flores.

    Mais detalhes sobre os eventos e demais atividades do CTC Atibaia você acompanha pelas redes sociais: https://www.facebook.com/ctcatibaia https://www.instagram.com/ctcatibaia/ https://www.threads.net/@ctcatibaia

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.