Na sexta-feira, dia 24, aconteceu uma reunião da Frente Popular em Defesa da Água e do Clima, com a participação de diversos movimentos e coletivos, na Câmara Municipal de Atibaia.
Participaram da reunião Horta Comunitária PlantAí/Gisele Kobayashi, Coletivo Quilombo Urbano Negra Visão/Silvana Cotrim, Marli Romanini/Projeto Observando os Rios da SOS Mata Atlântica, Dr. Claúdio Maretti, especialista em áreas protegidas, comunidades e relações sociedade-natureza, Marcelo Laxe/Salve Atibaia, Raquel Gualberto/assessora parlamentar do mandato Bancada Feminista, Kleber Cavazza pela Expedição pelas Margens do Córrego do Onofre.
De acordo com os participantes, diante da retirada de áreas verdes na cidade de Atibaia, poluição das águas dos mananciais, verticalização desenfreada sem planejamento quanto a sustentabilidade dos recursos naturais e os constantes racionamentos de água, o objetivo da reunião foi o de construir uma frente propositiva para soluções dos problemas relacionados aos desastres decorrentes dessas ações, o cuidado com a natureza, a recuperação e preservação das nossas águas, assim como, a proteção das pessoas em vulnerabilidade social que são as primeiras a sofrerem com esses acontecimentos.
“Este foi o 1º encontro para debater essas questões, que resultou na realização de um manifesto que em breve será encaminhado aos Gestores Municipais da Prefeitura, da Câmara Municipal e da SAAE”, informa.
Córrego do Onofre
A convite do AirBnb, através de Marcelo Laxe, foi realizada no sábado (25) uma ação de mobilização para recuperação e preservação do Córrego do Onofre, para tratar do tema água, a falta dela, enchentes, seca e sua preservação.
De acordo com os organizadores, “o ponto escolhido para a primeira parte da ação foi o Alvinópolis II, na avenida Mitsuki Kurosawa, onde o Córrego do Onofre está sujo, fétido, assoreado, recebendo esgoto a céu aberto de órgãos públicos, particulares e prédios”.
Na ação conjunta, foi recolhido o lixo do local (todos os tipos de resíduos, com a separação do lixo reciclável do não reciclável), realizado o plantio de 40 mudas, que foram doadas pelo Instituto IPÊ (Scarlet, Isabela e João), trazidas pelos técnicos da organização que também participaram do ato trocando informações com o grupo.
Ainda segundo os organizadores da ação, foi um momento incrível de confluência com as pessoas e com o Córrego. “Houve um momento de diálogo com os moradores do local sobre o Córrego do Onofre, a limpeza, plantio e sobre a luta pela recuperação e preservação da água”.
“A última parte da ação foi realizada no sítio de Lica Magalhães, no Bairro do Portão, onde o Córrego do Onofre corta o local com uma cachoeira linda e preservada, para que pudéssemos desfrutar da beleza do Onofre, confluir com o rio e lutar pela sua recuperação”, informa.
“Esta ação da Expedição pelas Margens do Córrego do Onofre em parceria com o AirBnb, foi de muito aprendizado.. Fomos presenteados pelo AirBnb com alguns produtos: cavadeira, pá e roupas impermeáveis para entrar na água. Agradecimentos aos Amigos do Onofre (Marcia, Alois, Virginia, Sophia e Orion), Marcelo Laxe, AirBnb, Instituto IPÊ, Claudio Maretti, Salve Atibaia, Lica Magalhães e família, por todo acolhimento ao nosso grupo e ao Onofre”, finaliza a organização do evento. “O Córrego do Onofre transbordou de alegria!”.