Um incêndio na manhã desta sexta-feira (24), em mato lateral, na altura do km 83 da rodovia Dom Pedro I, foi controlado pelas equipes da Concessionária Rota das Bandeiras.

    O motorista que seguia na pista sentido Jacareí, teve dificuldades nesta manhã para trafegar devido o excesso de fumaça no trecho.

    As equipes da Concessionária foram acionadas e rapidamente atuaram para cessar o fogo no local.

    Queimadas
    Este ano, a Defesa Civil de Atibaia já registrou 15 casos de queimadas na cidade. O aumento em maio se deve à proximidade do período de estiagem, caracterizado pela ausência de chuvas.

    Consequências para a saúde
    As queimadas afetam a saúde devido à emissão de gases poluentes e fumaça, causando doenças respiratórias como bronquite, sinusite e rinite. A fumaça pode atingir uma grande parcela da população, levada pelos ventos por vários quilômetros.

    Crime ambiental
    Além das consequências para a saúde, realizar queimada é crime ambiental, passível de multa. A lei atual prevê multas de acordo com o tipo de queimada realizada e os valores variam de R$ 712,32 a R$ 47.488,00.

    Tipos de Queimadas
    As queimadas podem ter início de duas maneiras: a natural, quando o fogo surge devido a fatores naturais, e a antrópica (ou artificial), quando o fogo é fruto da interferência humana.

    Geralmente, as queimadas artificiais estão relacionadas a desmatamentos em grandes propriedades, pontas de cigarro jogadas em locais inadequados, queima de lixo, “limpeza” de terrenos e fogos campestres (provocados por fogueiras mal apagadas), entre outras causas.

    Combate
    A Prefeitura de Atibaia lembra que, caso o munícipe presencie qualquer tipo de queimada, pode solicitar apoio aos seguintes órgãos: Bombeiros, pelo telefone 193, ou Defesa Civil de Atibaia, pelos telefones 199 ou 4411-5108 (WhatsApp).

    “Para denunciar os focos e, assim, punir os responsáveis, basta acionar a Polícia Ambiental pelos telefones (11) 4412-7613 ou (11) 4418-2892 , pelo site http://denuncia.sigam.sp.gov.br/ ou então pelo aplicativo “Denúncia Ambiente”, disponível para Android e IOS. Em caso de emergência, ligue 190”, finaliza.

    Share.

    Márcio Costa, jornalista e radialista, inicia sua carreira em 1983 como locutor noticiarista em Sorocaba. Em Atibaia, em 1988, implanta um formato inovador na FM local com entrevistas e transmissões ao vivo. Em São Paulo, atuou em rádio e televisão por mais de 25 anos. Em 2015, cria o jornal g8.