O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, participaram nesta sexta-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, da solenidade do Curso Superior de Polícia.
Dentre os 71 formandos em doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, está o Major PM Wanderley Turolla, atualmente Chefe da Divisão Operacional do Comando de Policiamento do Interior Dois (CPI-2) – Campinas, além de ter realizado em Atibaia, quando Capitão da Polícia Militar, um trabalho excepcional, reduzindo drasticamente os índices de criminalidade na cidade.
Também neste semana, no dia 5 de março, o Major PM Turolla completou 34 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
História
Nascido em Amparo no dia 23 de julho de 1971, o Major PM Turolla percorreu longa caminhada nas fileiras da Polícia Militar. Durante o curso de aperfeiçoamento de Oficiais, desenvolveu a tese sobre o PROBEM, onde quebra-se o círculo vicioso dos jovens sem limites e propensos ao cometimento de infrações, tornando-os praticantes e fiscais de valores indispensáveis para uma vida realmente comunitária, com o resgate da disciplina informal, em que o coletivo e o individual estarão em harmonia.
Na formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizado em setembro de 2019, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos. A honraria, instituída por meio de decreto em 1975, foi entregue em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. Essa foi a terceira vez que Turolla recebeu a Medalha.
O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os Policiais Militares se tornem aptos aos postos de Major e Tenente-Coronel, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM, e assim o concluiu, galgando as mais altas patentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A história do então Soldado PM Wanderley Turolla teve início em 1990 na Polícia Militar; depois Cabo, Sargento, Tenente, Capitão e Major. 34 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo. No ano de 2020, foi promovido ao posto de Major no dia 25 de agosto, em um dia muito especial: o Dia do Soldado.
Por onde passou, desde o seu ingresso em 1990 na Instituição, promoveu ações em prol da população, desenvolveu projetos, esteve à frente em operações policiais que reduziram drasticamente os índices criminais nas cidades que comandou. Humilde, carismático e profissional ao extremo.
Mais um passo rumo à sua ascensão, quando recebeu o título de Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, nesta sexta-feira, dia 08 de março de 2024, o que lhe confere gabarito para mais uma esperada graduação em sua patente a Coronel da PM.
Doutorado
A tese de doutorado foi sobre o Sistema Integrado de Trabalho, o qual abrange o Gabinete de Gestão Integrada, o qual foi um dos idealizadores, tendo auxiliado na criação do Gabinete de Gestão Integrada de Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Jarinu, Mairiporã, Guarulhos, Bragança Paulista, Joanópolis, entre outros.
Assim, a conquista de sua graduação como Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e a passagem dos 34 anos de carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo, representam o resultado de um trabalho dedicado e incansável do Major PM Wanderley Turolla Alves Cardoso.